x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 106

Enquadramento tributário

Lucas Santos

Lucas Santos

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2021 | 12:50

Boa tarde!

Um amigo tem uma empresa  de manutenção doméstica (Conserta eletrodomésticos para seguradora) enquadrada no Simples Nacional. Faturamento dela no último ano foi  R$765.420,00 e  R$550.045,00 de Despesa. Ela pediu para que eu calculasse qual seria o melhor enquadramento para ela, visando máximo de resultado. Estou estudando ainda, não sei fazer esse cálculo. Alguém poderia ajudar? Se puder, com cálculos sobre valores de cada impostos e resultado em cada enquadramento ( Simples Nacional, Presumido ou Lucro Real)

Paulo Pereira

Paulo Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2021 | 17:15

Boa tarde, Lucas;

Para efeito de apuração e da maior lucratividade, há sempre de se considerar o porte da empresa. Pois, em uma apuração básica com os valores informados, apresenta-se uma tributação de cerca de 8,80% para Simples Nacional sobre a Receita Bruta;  Já para o Lucro Presumido, algo em torno de 16,74%. Para o Lucro Real, confesso que não tenho trabalhado com esse regime e fico lhe devendo.

Mas, a considerar o porte, numero de funcionários, organização da empresa, estima-se que seja mais prático e vantajoso o próprio Simples Nacional pela experiência que tenho trabalhando com empresas desse valor médio anual.

Mas, faço-me disponível, até para efeito de conhecimento, a respeito da tributação por meio do Lucro Real. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.