Carbon
Iniciante DIVISÃO 1, Economista Prezados, bom dia.
Gostaria de tirar a seguinte dúvida com vocês. Sou sócio de uma empresa que presta serviço de logística B2B para grandes varejistas, na prática eu cobro um valor que eu fico com 20% e repasso aos motoristas 80%.
Funciona mais ou menos como um Uber da logística.
Estou tendo problemas na hora de emitir a nota fiscal para meu cliente e pagar imposto sobre o serviço, tenho emitido todo o valor da nota em meu CNPJ, logo pago imposto sobre o valor total, sendo que deste valor 80% são repassados aos motoristas, com isso o imposto consome toda a margem da empresa.
Recebi algumas sugestões viáveis para sair do problema, mas ainda não consegui operacionalizar:
1 - A solução mais óbvia seria o meu motorista emitir a nota para o cliente e eu emitir a nota sobre a comissão, mas o cliente não quer ter relacionamento direto com o motorista, ou seja, ele só aceita pagar a nota para minha empresa, invalidando assim essa solução.
2 - Emitir um recibo para o cliente, onde ele pagaria o valor total sem valor tributário, eu emitiria uma nota fiscal apenas para minha comissão. O cliente não aceitou essa solução, dado que eles não podem fazer pagamentos de recibos sem fins fiscais.
3 - Emissão de notas de débito, ou seja, eu emitiria nota de débito com caráter de reembolso para o valor dos motoristas e emitiria uma nota fiscal normal para a minha comissão. Essa opção é aceita pelo cliente, mas gostaria de verificar com vocês se é viável utilizar o instrumento de nota de débito caracterizando reembolsos para este propósito.
Adicionalmente, caso tenham alguma outra sugestão será muito bem vinda, precisamos resolver esse problema com certa agilidade.
Att.,
Carbon Tec