x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 221

Devolução de Mercadoria

Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 22:59

Boa noite pessoal

 O cliente recebeu uma nota de seu fornecedor com a CFOP 1411,referente uma devolução.
Como o  fornecedor emitiu a nota por lá,sei que devo dar entrada em Saídas deNotas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de Terceiros.
Minha dúvida é qual aoCFOP e CSOSN de entrada pelo recebimento já que trata-se de uma devolução?

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2022 | 10:04

Bom Dia Givanete, tudo bem?

Neste caso eu acredito que seu cliente comprou um produto de determinado fornecedor, porem não recebeu as mercadorias, e como passou o período de cancelamento da nota o fornecedor emitiu uma nota com o CFOP 1.411, para estornar a operação, bem como as mercadorias no seu estoque e os impostes incidentes nesta operação. 

Se foi isso o que ocorreu, você não deverá escriturar esta nota, pois será escriturada nas operações e livros fiscais e obrigações assessorias do fornecedor, porem se o seu cliente recebeu as mercadorias e houve circulação de mercadorias, o seu cliente deverá emitir uma nota de devolução.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2022 | 12:34

Bom dia Thiago Ferreira da Silva

Tudo bem . Muito obrigada pelo retorno, me ajudou bastante.
Gratidão Thiago Ferreira da Silva

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.
Luiz Andre

Luiz Andre

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2022 | 16:32

Boa tarde, Givanete!
Antes de escriturar a nota fiscal, deverá fazer as seguintes analises!
Primeiramente, existiu essa operação de devolução?  Caso essa operação não seja de conhecimento por parte da empresa cliente, fazer recusa da operação da nota fiscal emitida pelo fornecedor.
Outra situação é, de fato existiu a operação de devolução do fornecedor, portanto, antes de escriturar analisar se a nota fiscal de devolução é parcial ou total e se está de acordo com a nota fiscal de origem, referenciado nas observações a nota fiscal de origem. Só assim, poderás seguir com a escrituração no seu sistema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.