x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 326

Mei ultrapassou limite de faturamento em mais de 20 % em maio de 2021 e agora ??

RICARDO DE SOUZA MARTINS

Ricardo de Souza Martins

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2022 | 09:20

Bom dia

Uma cliente com Mei , entrou em contato agora no inicio do ano , pedindo pra ver situação dela, que ela achava que estourou o faturamento em mais de 20 % ....verifiquei e realmente ultrapassou , mas já foi em maio de 2021 

e agora, como faço o desenquadramento do MEI, tem como eu comunicar que foi em maio e que oi mais de 20 % ...pra pagar retroativo, etc...

fiquei na dúvida do que responder, pois lembro que parece que não tem como fazer desenquadramento retroativo assim, depois de muitos meses 

por favor uma ajuda 

agradeço

Ricardo

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2022 | 09:32

Bom dia,

No momento da solicitação de desenquadramento, deve informar a opção que foi por conta de superar o limite em mais de 20%, o sistema perguntará quando ocorreu o excesso, e fará o desenquadramento de forma retroativa a Janeiro/2021, onde deverá ser transmitido a PGDAS desde a data do desenquadramento e gerado o DAS para quitação, lembrando que haverá multa por atraso na entrega da PGDAS bem como juros e multas incidentes sobre o DAS calculado e não pago no prazo regulamentar.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA
RICARDO DE SOUZA MARTINS

Ricardo de Souza Martins

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2022 | 08:40

Alex, bom dia

desculpe, eu acabei colocando errado...

ela estourou em maio/2021 em menos de 20 %, fiz o desenquadramento motivo ultrapassou em menos de 20 % , e apareceu que efeitos a partir de 01/01/2022

mas acabou tirando mais notas e no mês seguinte em junho estourou os 97.200,00 ( mais de 20%) ....mas este novo pedido de desenquadramento que teria efeitos retroativos a 01/2021....vi no manual do desenquadramento do mei que só pode ser via processo digital na Receita federal

mas vi colegas falando que demora pra ter resultado 

será com processo consigo fazer as apurações pra cliente pagar o DAS com ME ref meses de 2021 ?

e como farei a dasn mei ref 2021  ?

e o problema que teria que fazer a DEFIS ref 2021 (já que estaria como ME no simples desde 01/2021

agradeço a ajuda

Ricardo

 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.