x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 412

Como declarar o rendimento corretamente?

Maciel

Maciel

Iniciante DIVISÃO 3, Prestador de Serviço
há 2 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2022 | 12:45

Bom dia!
Estou com uma dúvida, referente a um rendimento por fora da empresa, como autônomo! (serviço de arrendamento de caminhão pipa para transporte e fornecimento de água potável) obtido em apenas 01 mês de 2021:
A pessoa que obteve o rendimento, tem empresa ME, também no ramo de transportadora e locações de veículos sem motorista e já declara renda mensal dessa empresa de R$ 2.500,00 reais, ou seja R$ 30.000,00 anual!

O tomador do serviço, pediu para que fosse emitida uma nota fiscal avulsa como autônomo na prefeitura, com esses dados do serviço acima, no valor de R$ 10.000,00 reais! Ai vem a dúvida: A prefeitura irá cobrar o iss de 5% do valor da nota, porém terá cobrança de imposto de renda e inss, referente a este serviço? se tiver, qual seria a forma de calcular e qual valor daria? ou poderá ser isento de imposto de renda devido a lei de transporte de cargas para autônomos que só faz a dedução de apenas 10% do valor para cálculos de imposto de renda, se eu não estiver errado seria a Lei 12.794/2013?

De ante mão, já agradeço a todos que poderem ajudar!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2022 | 09:32

Bom Dia

Bom Dia

Se ele é autônomo e vai emitir nota avulsa, será pago o ISS, o INSS e IRRF  no momento da emissão, ele receberá o líquido.

Quanto ao IRRF e INSS será sobre a tabela pessoa física, o IRRF será ajustado na Declaração anual pessoa física, ou seja, pode ser que ele restitua.

Como a empresa exige a nota fiscal e irá pagar o líquido, esta empresa deverá se responsabilizar pelo recolhimento e cálculo.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.