x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 94

Dúvidas em calcular ganho de capital na meação de imóvel

Felipe Damiani

Felipe Damiani

Iniciante DIVISÃO 1, Web Programador
há 2 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2022 | 09:39

Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum..
Eu estou com uma dúvida e gostaria se possível que alguem me ajudasse.. Eu estou me divorciando e quero comprar a parte da minha ex-mulher (50%) da minha casa.
A casa está declarada no meu IR no valor de 137 mil, porém, ao decorrer de 8 anos, fiz algumas reformas e ampliações e esse valor não reflete mais o preço de mercado, atualmente ela foi avaliada em 550mil.

A dúvida é a seguinte, se tratando de meação, e considerando que o valor supera o minimo para isenção (440mil), como eu calcularia o ganho de capital? Pelo que pesquisei, seria 15% de 550mil - 137 mil = 413 mil, porém eu não sei se devo pagar sobre o 413 mil sozinho, ou, como se trata de meação, pagar sobre 413 mil / 2, assim nesse caso, ela também deveria pagar o ganho de capital pela parte dela? No caso cada um pagaria 15% em cima de $206.500,00.

E aproveitando o tópico, existe a possibilidade de eu parcelar essa DARF gerada?

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.