x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.520

Declaração de IRPF para MEI sem escrituração contábil

Jovane França

Jovane França

Iniciante DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2022 | 15:20

Olá, não sou contador e gostaria de tirar uma dúvida quanto à declaração do IRPF para o MEI:

Realizei a abertura de um MEI ano passado e até então havia entendido que para a declaração do Imposto de Renda poderia abater as despesas do faturamento bruto, para isso guardei todas as notas fiscais para ter o controle. Porém, pesquisando melhor sobre o assunto, descobri que para abater essas despesas deveria ter feito escrituração contábil junto a um contador.

Gostaria de saber se, procurando um contador, há ainda alguma alternativa que permita considerar essas notas fiscais das despesas do ano anterior, uma espécie de contabilidade retroativa ao ano passado; ou se a única forma é declarar utilizando lucro presumido.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2022 | 15:25

O MEI entrega DASN-MEI.
O empreendedor (pessoa física) entrega IRPF, informando os rendimentos que obteve, provenientes do MEI.
As despesas com o MEI, se devidamente documentadas e relacionadas com a atividade, poderão ser deduzidas na apuração dos rendimentos tributáveis e não tributáveis pagos pelo MEI ao empreendedor (pessoa física).
Embora seja aconselhável, a escrituração contábil não é obrigatória para MEI.
No link do Sebrae, há explicações sobre o tema:
www.sebrae.com.br

Jovane França

Jovane França

Iniciante DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2022 | 17:04

Olá João, obrigado pela resposta!

Realmente estava seguindo esse artigo do Sebrae anteriormente. Porém o que me gerou dúvida foi o artigo 145 da Resolução CGSN Nº 140, de 22 de maio de 2018, conforme destaco abaixo: