x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 341

Preenchimento carne leão

TAMIRIS  ALCANTARA

Tamiris Alcantara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 09:56

Bom dia colegas, estou com a seguinte situação: tenho uma cliente que trabalha em regime de CLT de segunda a sexta (nesse serviço ela já é obrigada a declarar IR), e  aos sábados ela trabalha em um salão como manicure, porem é ela que faz seus horários só paga uma porcentagem pro salão por ocupar o espaço. Ela quer colocar essa renda do salão no seu IR como comprovação de renda para financiamento habitacional. Nesse caso eu tenho que preencher o carne leão dela sobre esse trabalho autonomo ou consigo colocar essa renda direto na declaração? Se for colocar no carne leão vou colocar como fonte pagadora CPF ou CNPJ? Esse salão é MEI. Se for colocar direto na declaração onde vou lançar?

Desde já agradeço a atenção e a colaboração de vocês.

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 10:57

Cara Tamiris,
Esse caso precisa ser analisado por partes. Primeiramente, o salão possui CNPJ? Caso positivo, devemos atentar a regra de contratação de apenas 1 funcionário com salário mínimo ou piso da categoria.

Não havendo uma relação de trabalho, empregado e empregador, eu vejo 2 situações para sua cliente:
1 - ou ela cria um MEI para formalizar relação de prestação de serviços, e nesse caso, existe uma particularidade, pois como MEI é uma empresa, ela só vai declarar na DIRPF, os dividendos ou pro-labore;
2 - ou presta serviço como autônoma, devendo fazer os recolhimentos que forem devidos (INSS, ISS se for o caso....).

Aí sim, ela estará "acobertada" para inserir qualquer informação na declaração.
Do jeito que está não parece uma boa ideia declarar.

TAMIRIS  ALCANTARA

Tamiris Alcantara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 13:54

Danilo muito obrigado por suas colocações, sim o salão é CNPJ e esta enquadrado como MEI e não tem funcionario registrado. Se ela optar por fazer como autonoma mesmo ela ja recolhendo seu inss por clt seria necessario recolher o inss como autonomo ? E eu tenho que colocar os cpfs das clientes como as fontes pagadoras eu consigo fazer sem informar cpf ou cnpj?

Desde ja agradeço pela atenção e retorno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.