x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.495

Retenção 11% INSS empresa do simples

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 14:31

Boa tarde, amigos por favor, preciso de ajuda;
Uma empresa unipessoal, optante do simples, prestou serviços de desentupimento e remoção de árvore, o tomador esta me cobrando a declaração de não retenção:
1º A titular da empresa não retira pro labore, ela trabalha registrada e recolhe a previdência sobre o teto;
2º A empresa não tem funcionários registrados;
3º O faturamento do mês anterior ultrapassou o limite de dois tetos
E agora o que devo fazer?
OBS: quem executou o serviço foi o marido da titular que não tem vinculo com a empresa.
Não sei como achar uma saída, podem me ajudar?
Obrigado

Inês Zanotti
Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 16:54

boa tarde Inês.
é bem tranquilo, se a empresa está enquadrada no Anexo III,  mas se for no anexo IV, V, já não é possivel declaração.
modelo : 
 a empresa tal, cnpj, endereço tal cep, declara para fins de retenção de 11% ao INSS, que  é optante pelo SimplesNacional, nos termos da Lei Complementar 123/06, sendo enquadrada no Anexo III
para fins de retenção da contribuição de 11% ao INSS prevista na Instrução
Normativa da RFB nº 971/2009.
data, 
assina o Contador e  empresaria(o).

consultar e imprimir se a empresa é optante no simples nacional, anexar na declaraçao.
agora  se a empresa por algum motivo não é optante, sofrerá todas as retenções previstas  pelo serviço prestado.
quanto ao ISS, deve consultar a legislação do Municipio, quanto à retenção.
boa sorte. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.