x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 259

Ao informar 2a fonte pagadora, passei de credor a pagador de IR

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 2 anos Quarta-Feira | 9 março 2022 | 17:07

Olá, pessoal. Por favor, podem me ajudar numa dúvida?

Estou preenchendo meu IR 2022 e estou informando minhas duas fontes pagadoras em 2021, pois eu troquei de emprego. Ambas são CLT.

Ao informar a primeira fonte, eu estava com valores a receber de restituição. Porém, ao informar a segunda fonte, passei a ter valores a pagar.

Como isso é possível, sendo que ambas são CLT e já paguei o IRRF na folha de pagamento?

Obrigado!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 9 março 2022 | 17:14

Daniel

verifique se os valores de cada rendimento estão corretos, especialmente os IR fonte

verifique qual o modelo da declaração >  completa ou simplificada

e Sim,    tendo 2 fontes pagadoras é possível  SIM  o pagamento do IR

já que individualmente pode ter  atingido 01 percentual na tabela de dedução MAS ao somar os 2 rendimentos o programa ter "pego" a alíquota maior

Márlus

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Sábado | 12 março 2022 | 17:15

Daniel

Individualmente em 2021 cada renda foi tributada conforme o salário percebido, com base nas faixas de alíquotas progressivas do IR de 7,5% a 27,5%.

Na declaração de ajuste anual, os rendimentos são considerados um único total, independente da quantidade de fontes pagadoras, e dessa maneira pode ocorrer a tributação em uma faixa de alíquotas mais elevada daquela aplicada na renda individual e com isso há o imposto complementar a ser pago.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.