x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 139

Dependentes e IRPF

Diego K

Diego K

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 10:30

Olá! Tenho duas dúvidas em relação a inserção de dependentes na declaração do IRPF:

1. Posso inserir minha mãe como minha dependente no IRPF. A mesma é casada com meu pai, que também declara o imposto de renda, mas não a colocará como dependente dele.

2. Tenho uma união homoafetiva há 5 anos e moramos juntos e dividimos as despesas. O meu companheiro pode ser inserido como dependente, visto que não somos casados no papel nem temos uma união estável assinada em cartório? 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 11:11

1. Embora não haja vedação, entendo que inexiste o grau de dependência entre você e a sua mãe.

Os pais podem ser considerados dependentes na declaração dos filhos, desde que não aufiram rendimentos, tributáveis ou não, superiores ao limite de isenção anual (R$ 22.847,76).
2. Se convivem há MAIS de 5 anos, sim. 

Lembrando, que ao informar dependentes em sua declaração, deverá incluir, também, seus bens, dívidas, rendimentos e pagamentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.