x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.204

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA - DÚVIDA

ANDRESSA SILVA LIMA NUNES

Andressa Silva Lima Nunes

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 16:13

Caros amigos contadores,

Estou com dúvida sobre como declarar a informação abaixo na declaração do imposto de renda:

3. Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto sobre a Renda Retido na Fonte
3. Contribuição a entidades de previdência complementar, pública ou privada, e a Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi)(preencher também o quadro 7)

Essa informação deve ser declarada apenas  no campo pagamentos efetuados ( código 36) ? 

Somado as informações da linha: 1. Total dos rendimentos (inclusive férias)

Somado as informações da linha: 2. Contribuição previdenciária oficial? 

ou 

no campo pagamentos efetuados ( código 36) e Somado as informações da linha: 1. Total dos rendimentos (inclusive férias)?

Desde já, agradeço 
Andressa Nunes 
Oculto

EMANUELA

Emanuela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 17 março 2022 | 10:57

Bom dia Andressa, os rendimentos tributáveis você lança na ficha Rendimentos Tributáveis, lá vai ter o campo rendimentos, contribuição oficial e imposto retido, é só seguir o informe.
A Contribuição de previdência complementar se lança em Pagamentos Efetuados código 36.

Att.,
Emanuela Alves 
Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 março 2022 | 16:32

No ano passado lancei na declaração de 2021 o valor da retençao do meu IRRF a menor e tive que pagar 2 mil reais, por um erro meu.
Na verdade eu deveria pagar somente 100,00, como faço para receber essa diferença de volta?
Tenho que retificar a que entreguei em 04/2021 ou informo como Imposto de renda pago a maior na declaração de 2022?
Se for isso onde coloco essa informação?
Ou é através de PERD/COMP?
Obrigado!

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Quinta-Feira | 17 março 2022 | 16:39

Caro Claudio,
Nesse caso, você deve retificar a declaração anterior.
Se o problema foi a informação referente a imposto retido, a orientação da colega Emanuela se enquadra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.