x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 12.697

Empresa do Simples Nacional é Obrigada Envio do EFD-ICMS/IPI?

Fabio Fernandes de Souza

Fabio Fernandes de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Analista Programador
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 16:38

Boa tarde,
Tenho um novo cliente e estou com Duvida se devo ou não enviar o arquivo EFD-ICMS/IPI.
O Cliente é do Rio de Janeiro, Enquadrado no Simples Nacional, Cnae 6190601 - Provedores de acesso as redes de Comunicação.
Todo mês os impostos são gerados para pagamento pelo portal do Ecac, através da Documento de Arrecadação Simples Nacional (DAS) .
A duvida surgiu pois consultei o CNPJ da empresa no sitio do Sped Fiscal (http://www.sped.fazenda.gov.br/spedfiscalserver/ConsultaContribuinte/) e para minha surpresa apareceu a seguinte informação "Data de Inicio de Credenciamento = 01/05/2010"
Uma coisa que é que fiz uma consulta no sintegra RJ desta empresa em questão e tem uma informação no campo Observação deste documento.
"Contribuinte optante do SImples Nacional desde 01/07/2007. Em regra, documentos fiscais emitidos não geram crédito de ICMS"
Agora não sei se devo enviar o arquivo ou não.
Então fica minha duvida:
Devo enviar ? se sim, este arquivo deve ser montado da forma normalmente feita para empresas do Lucro Presumido, Débito e Crédito do ICMS.
ou Não devo enviar, estou dispensado desta obrigação.

Caso eu tenha descrito alguma coisa fora do comum, me perdoem pois não sou da área Fiscal.

Desde já agradeço

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 março 2022 | 11:15

Bom Dia

A obrigatoriedade desta entrega está ligado ao valor das Receitas Auferidas (faturamento).

I - O contribuinte que ultrapassa o limite previsto no artigo 19, § 4º, da Lei Complementar 123/2006, está obrigado à escrituração da EFD ICMS IPI e entrega da GIA, desde a data de início do seu enquadramento no Regime Periódico de Apuração para fins estaduais.

R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais). - confirma este limite, acredito que seja isso.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.