Edna Arrivabene Franca
Bronze DIVISÃO 1, Contador(a) Caros colegas,
Estou quebrando a cabeça com o IR de uma família que procurou minha ajuda este ano na seguinte situação:
Um pai de família faleceu de covid-19 no ano passado. O inventário foi concluído no decorrer do ano passado, sendo que os bens móveis e imóveis foram divididos da seguinte forma: 1/2 metade ideal (já pertencente a viúva meeira) e 1/4 parte ideal para cada um dos seus 2 filhos, até aí tudo bem ...
Ocorre que os imóveis foram vendidos no ano passado. Como "está tudo em família" como a cliente mesmo me disse, ela pegou o dinheiro da venda desses imóveis e comprou um apartamento para cada filho, deixando ela de usufruto desses imóveis. O valor da parte de cada filho herdeiro ficou na conta da viúva que é meeira e inventariante e de lá ocorreram as transações de compra dos imóveis, esses que eu citei e ela é usufrutuária. Minha dúvida é como informar isso na declaração de cada um? Como informar que ela "deu"uma parte em dinheiro (da parte da herança dela) para inteirar no valor desses imóveis? Outra coisa que ela fez: para "igualar" os valores de cada um ,transferiu R$ 45.000,00 para um dos filhos, pois o imóvel dele custou menos... posso declarar esse valor como uma doação?
P.S.: O valor do apto. foi superior ao valor herdado, por isso ela fez essa transferência de R$ 45.000,00 para um dos filhos que adquiriu um apartamento de valor menor em relação ao outro filho.
Se alguém puder me dar uma luz, agradeço :)