x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 117

Pensão alimentícia x dependentes

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 abril 2022 | 16:52

Boa tarde caros colegas, fiz uma pesquisa mas continuo com uma duvida, se puderem me ajudar eu agradeço.

Vamos supor que 2 crianças recebam pensão alimentícia que somada de o valor de R$ 2100,00, mas separadas elas não chegariam ao valor minimo para serem tributados.
Nesse caso eu preciso fazer o recolhimento sobre o valor total da pensão ? ou por beneficiário ? (mas nesse caso não teria imposto a recolher).
Qual o procedimento correto a se fazer ?
Att;

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 6 abril 2022 | 18:49

Jorge,
A indicação de dependentes é opcional. Sendo indicados pelo titular, seus rendimentos, bens e pagamentos também constarão na DIRPF.
No caso em questão, havendo a informação, as pensões recebidas serão somadas aos rendimentos tributáveis do titular, para cálculo do imposto de renda.

Steveen Ribeiro Leal

Steveen Ribeiro Leal

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 abril 2022 | 19:02

Se vc não declarar os filhos como dependentes, não precisa fazer nada. Não preciso recolher carnê-leão, pq em separado cada um recebe 1.100,00. Mas se vc declarar eles como dependentes, terá q recolher o carnê-leão no nome da mãe, pois ela está recebendo de pensão o valor de 2.200,00. Eu acredito q seja mais vantajoso não colocar os filhos como dependentes, a não ser q tenha um valor muito alto de deduções.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.