x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 387

COMO DECLARAR NO IRPF 2022 EMPRESTIMO DE PF A EMPRESA DE TERCEIROS

Magna Aparecida Santos

Magna Aparecida Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 09:09

Bom dia, colegas !
Estou com uma duvida de como declarar os valores de empréstimo no IRPF.

Tenho um caso de um cliente pessoa física que efetuou diversos depósitos desde 2018, a titulo de empréstimo à uma empresa de terceiros. Esses valores foram declarados no IRPF anteriores. Ocorre que em 2021 foram feitos mais alguns depósitos  no montante de 300mil de janeiro a setembro de 2021.  Como esses valores ficaram altos e o dono da empresa não conseguiria mais pagar, em outubro de 2021, acabou transferindo as cotas desta empresa para quitar a divida, porem esses valores de 2021 não foram incluídos no novo contrato social e o antigo dono da empresa não irá pagar esse valor, porque o mesmo foi abatido na compra da empresa. Em resumo, a pessoa que fez os empréstimos, ficou com a empresa e esses valores que haviam de empréstimo de 2021 não foram mencionados no novo contrato social. Como posso efetuar esses lançamento e baixa do mesmo na declaração de IR ?
Pensei em duas formas :
1- contrato de mutuo entre Sócio PF x empresa PJ ou
2: AFAC adiantamento para futuro aumento de capital, mas neste segundo o prazo seria 120 dias para integralização ?
No aguardo de algum colega que possa me ajudar !!
att. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.