x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 368

IRPF como informar redimentos do MEI com despesas maior que receitas.

assis vieira

Assis Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 16:59

Olá, boa tarde a todos.
estou com a seguinte dúvida, e desde já agradeço aos colegas que poderem me ajudar, quanto a informações sobre IRPF:  Tenho um pequeno MEI de comercio com inicio de atividades em novembro de 2021. Porém, como também sou empregado CLT, faço todos os anos a declaração de imposto de renda. A empresa teve poucas movimentações, com faturamento bruto de $ 1.600,00 e compra de mercadoria de $ 5.000,00 no período de novembro a dezembro de 2021. A questão é como informar a receita dessa nova fonte pagadora na qual as despesas com compra de mercadoria supera as receitas? Por não possuir contabilidade devo utilizar somente a presunção sobre a receita bruta e informar a parte tributável sem considerar as despesas com compras de mercadoria?  

Lana

Lana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 17:04

Boa tarde.
Sobre a receita do MEI, o que foi de despesa e receita vinculado do CNPJ, você não deve informar nada na sua declaração de IR, já que estão no CNPJ.
O que vc deve vincular com esse MEI no seu IR, é referente ao bem, na ficha de bens e direitos, relacionado a participações societárias, e nos rendimentos de PJ, informar os meses referente ao recolhimento do DAS, que para o MEI é sobre 1 salário com alíquota de INSS a 5%, conforme os meses de abertura/funcionamento.
E como não teve lucro (com base nas receitas), no final do peri odo, não deve-se informar o lucro distribuído da empresa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.