x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 965

Isento do imposto de renda, o que acontece se tiver + 300 mil na poupança e não declarar?

Fabrício Neves

Fabrício Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 07:59

Olá Felipe,

O que acontece se você não declara, sendo obrigado a declarar (como é seu caso possuindo bens/direitos superiores a 300 mil) é que você deverá pagar a multa por atraso na entrega da declaração (e terá de fazer a declaração da mesma forma).

Quando a Receita irá verificar isso? não sei. Mas esse é o tipo de verificação que pode ser feita automaticamente, então ver os dados de milhões de brasileiros, como você falou, não é lá grande dificuldade.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 08:28

Bom dia,
Como o colega respondeu acima, você está OBRIGADO a declarar e a receita tem até 5 anos para fiscalizar isso. Recomendo efetuar a declaração. Recomendo um contador para auxiliar. Não há motivos para não declarar. É melhor declarar agora do que se fiscalizado, receber uma multa pela falta de entrega e mesmo assim ter que efetuar a declaração.

Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 08:52

Bom dia Felipe, meu caro

Você não precisa ter essa dor de cabeça mesmo não, por isso aconselhamos que procure um profissional que faça.
Se precisar só me chamar aí
Mas como os colegas citaram, você se enquadrou em uma obrigatoriedade, portanto é melhor declarar de uma vez, do que 'esperar' o problema chegar pra resolver.

Fabrício Neves

Fabrício Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 20:51

Calma que dá para piorar.

Você deixar de declarar esse ano, no próximo, no outro e assim sucessivamente, tendo a obrigação de entregar a declaração, vai gerar uma multa por ano.

Quanto ao valor, o valor mínimo da multa é 165,74, e, se a variação do seu patrimônio for incompatível com sua renda, uma renda pode ser arbitrada a você e o valor dessa multa pode subir. Se você declarar todos os anos, será possível de a receita identificar a evolução do patrimônio como compatível com sua renda e isso pode lhe evitar dores de cabeça ainda maiores.

Pelo que você descreveu, sua declaração parece ser bem simples de fazer. Você pode fazer por conta própria, se quiser (o que não te obriga a declarar todos os anos, apenas se você se manter como obrigado). Mas, me junto aos colegas na recomendação por um profissional para lhe auxiliar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.