x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 123

Declaração Imposto de renda 2021

Lucimara Fernanda Noll

Lucimara Fernanda Noll

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 16 maio 2022 | 09:22

Bom dia,

Estou com uma dúvida em relação a declaração de um cliente, a última vez que ele precisou fazer a declaração de imposto de renda foi em 2014, todos os anos seguintes ele estava isento e não fez a declaração, e agora ele precisa declarar referente ao ano de 2021, devo fazer a declaração dele como se fosse a primeira vez, visto que ja se passou mais de 5 anos apos a ultima declaração?

Outra dúvida, em 2014 ele tinha um terreno, o qual não consta nessa última declaração dele, e agora ele construiu uma casa em cima desse terreno, devo declarar o valor do imóvel pelo valor pago pelo terreno + o valor gasto para construir? Ou posso considerar o valor que consta no IPTU do meu cliente?

Desde já agradeço a atenção de todos!!

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 16 maio 2022 | 11:50

Você deve declarar o valor do terreno pago na época mais os valores gastos na construção, não esqueça de colocar os mesmos valores na situação em 31/12/2020 e 31/12/2021 se a construção for anterior a 2021.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.