x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 325

MEI - Posso emitir NOTA FISCAL para um parente MEI que trabalha comigo!

Lays

Lays

Iniciante DIVISÃO 4, Vendedor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 30 maio 2022 | 21:55

Oi!

Sou MEI e trabalho com meu tio também MEI e as vezes dividimos serviços, ele faz uma parte, eu outra, para não ficar cada um emitindo nota optamos se trabalharmos juntos, um recebe faz a nota a empresa e dividi.

Na divisão se foi ele quem recebeu, ele faz a nota a empresa e depois faz meu repasse ao meu MEI, existe algum problema em emitir nota a ele, já que ele é MEI, e é obrigatório a emissão de notas para empresa?

Paulo Pereira

Paulo Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 21:07

Em regra geral, não;

O que acontece é que, como será emitida uma NF cheia para o cliente, a soma pode acabar inflando o faturamento do MEI A,  e acabar ocasionando o desenquadramento por excesso de receita.

Como são duas PJ, nada impede a contratação e/ ou faturamento entre elas. Só é estranho pelo fato de ser simplesmente para divisão dos valores recebidos (rs); 

Lays

Lays

Iniciante DIVISÃO 4, Vendedor(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 20:39

Obrigada Paulo!

Algumas empresas das quais trabalhamos não permite a retirada de cada um, se ela me contrata, ela emite a Nota e me paga, mas meu tio trabalha junto e eu divido com ele o valor! 

Seria isso!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.