x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 161

Malha Fina IR2021/2022 (e-processos)

DIEGO SANTOS

Diego Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 3 junho 2022 | 11:49

Bom dia, um cliente meu cai na malha ano passado (2021/2020) por conta de despesas medicas, e comprovou toda a documentação, via e-processo. A situação mudou de "com pendencia" para "em analise", até hoje está com esse status, praticamente 1 ano nisso. É normal essa demora? Inclusive, na declaração desse ano ele caiu na malha novamente, pelas mesmas despesas. Um situação nem mudou e ele já caiu na malha novamente. 

Lana

Lana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 3 junho 2022 | 14:27

Olá boa tarde, tudo bem?
A receita segurou todas as declarações de malha ref. ao ano de 2020/2021 com imposto a restituir. Creio eu que pra "segurar" os gastos com a pandemia. Tenho vários casos aqui no escritório assim, de gente aguardando desde ano passado (inclusive minha mãe), e alguns clientes que caíram na malha em 2019 e só receberam agora. Eles não tem previsão nenhuma.
O que eu notei em "comum" com as malhas, é que a maioria caiu por informar recibos médicos ao invés das notas, e na maioria dos casos, quem deu o recibo não informa o recebimento de PF na declaração dele (médicos, dentistas). Nenhum cliente meu que informou despesa médica com NF caiu na malha, já os que informaram recibos com valores significativos, a grande maioria.
O jeito é aguardar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.