x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 24.282

Alteração Socio Responsavel RFB X eCNPJ

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 08:54

Bom Dia Caros Colegas,

Estou com uma duvida e ainda não vi nada sobre o assunto, é o seguinte tenho uma empresa que fez a alteração no quadro societario e essa alteração foi registrada na Junta Comercial, o socio responsavel na Receita Federal vai sair, a duvida é a seguinte: esta empresa possui um eCNPJ vai acontecer alguma coisa quando esse processo for altearado na Receita Federal, por exemplo o eCNPJ para de funcionar?

Obrigado




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 11:42

Bom dia Lucas,

A permissão para uso do e-CNPJ da empresa independe de quem seja o responsável por ela perante a Receita Federal e outros órgãos.

Vale dizer que qualquer pessoa que tenha em mãos o e-CNPJ da empresa pode acessar o e-CAC, verificar a situação da empresa, entregar declarações e fazer uso de todos os serviços disponíveis aos portadores do e-CNPJ.

Nestes termos é imperativo que o portador do e-CNPJ seja (sempre) pessoa de confiança, de preferência o responsável pela empresa ou alguém que faça parte do quadro societário.

...

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 13:20

Boa Tarde Saulo,

Mas veja bem, acho que não me expressei bem, é o seguinte a empresa tem eCNPJ porém o sócio responsavel na RFB desta empresa vai sair do quadro societario e uma outra pessoa que vai entrar no lugar dela minha duvida é a seguinte... o eCNPJ é vinculado ao CPF do socio responsavel da empresa apartir do momento que eu alterar este reponsavel na RFB o e CNPJ vai parar de funcionar não vai?

Obrigado....




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 11:19

Obrigado Julia !!!




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Patricia Santos Machado

Patricia Santos Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 15:21

Olá colegas boa tarde!

Então, o eCNPJ só é revogado em caso de alteração de denominação social ou responsável perante a RFB, correto?

Para todos os outros tipos de alteração, como a de endereço por exemplo, o certificado continua válido?

Abraços!

ISMAEL TUNON

Ismael Tunon

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 18:30

Boa Noite a Todos !

Sobre o tema abordado sobre a perda do Certificado Digital, sobre qualquer tipo de alteração, liguei no Serasa e outros empresas autorizadas que fazem a validação do Certificado todos me informaram que todas as alterações feitas não perde o certificado, só perde se a pessoa pedir a revogação do certificado, alguem tem alguma base legal sobre o assunto que fale claramente sobre o assunto.

Desde já agradeço pela atenção.

Ismael Tunon

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.