x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 3.345

ANEXO ERRADO SIMPLES NACIONAL

Daniel Di Alessandro Gomes Filho

Daniel Di Alessandro Gomes Filho

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 15 julho 2022 | 15:05

Boa tarde, me chamo Daniel e falo em nome de uma contabilidade digital.

Gerei a guia do Simples Nacional do cliente (DAS) no ANEXO III, porém depois de já ter gerado a guia, vi que o cliente trabalha com comercio e o anexo certo seria o ANEXO I, eu retifiquei o DAS no mesmo dia e o cliente pagou e após alguns dias apareceu o débito referente ao primeiro anexo que eu inseri (pois deu uma diferença).

Neste caso, a Receita Federal após um tempo reconhece que houve um erro de anexo e cancela a cobrança ou o cliente é obrigado a pagar mesmo que o anexo ficou errado e foi retificado para o correto.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 15 julho 2022 | 15:20

Boa tarde,
Será necessário verificar e bater valor de imposto apurado no anexo correto e o valor do imposto pago na guia inicial.
Será necessário bater imposto com imposto (cofins com cofins, IR com IR e etc).
Verificar qual valor da diferença e analisar se existe saldo a recolher ou a compensar. 
É possível compensar ou restituir o ISS presente na nota fiscal, porém para poder restituir, deverá protocolar o pedido diretamente na prefeitura da cidade em questão.


PS: Não é possível compensar IR com o PIS, por exemplo, só é possível efetuar a compensação com o mesmo imposto, se tiver algum saldo a compensar deverá ser utilizado no proximo mês em que houver débito.

Daniel Di Alessandro Gomes Filho

Daniel Di Alessandro Gomes Filho

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 15 julho 2022 | 15:28

Boa tarde, Thiago.

O cliente pagou apenas a guia de imposto no anexo certo, que deu um valor de R$830,00. Porém quando eu tinha feito no anexo errado deu um valor de R$2.100,00. Agora a Receita Federal aponta um débito do DAS em atraso no valor da diferença de 1.270,00.

Eu preciso comunicar em algum local para ser baixado esse debito?? Se sim, como é feito??

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 15 julho 2022 | 15:37

Estranho, não deveria constar esse débito. O erro deveria ter sido sanado apenas com a retificação dos valores. Poderia informar quando isso ocorreu? É recente?

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 2 anos Sexta-Feira | 15 julho 2022 | 15:39

creio que tenha que entrar com um processo na receita pois isso não deveria ter acontecido porque você retificou no mesmo dia e recolheu o valor correto

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Sexta-Feira | 15 julho 2022 | 16:10

Primeiramente, veja se retificou corretamente, excluindo a informação errônea anterior (anexo III), além de adicionar a correta (anexo I). Retifique novamente, se necessário.
Se sim, faça requerimento no e-processo solicitando o cancelamento da cobrança, pelos argumentos já expostos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.