x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 13.122

Qual CNAE apropriado para radialista alternativo?

Pense Aí

Pense Aí

Iniciante DIVISÃO 2, Radialista
há 14 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 23:23


Qual CNAE apropriado para radialista de programa alternativo?


Prezados amigos, por gentileza, me ajudem.

Sou radialista e publicitário, formado. E todo enrolado.

1º - Tenho um programa de rádio em uma emissora (Emissora A) (programa alternativo, eu pago pelo espaço)
2º - Vendo espaço publicitário para que empresas anunciem no meu programa.
3º - Também vendo espaço para que empresas anunciem em outra emissora (Emissora B)

Preciso abrir uma empresa para emitir nota fiscal e:

A) Receber das empresas que anunciam em meu programa.
B) Receber da Emissora B as comissões referentes às empresas que agencio para ela.

Dúvidas:

I - Os anunciantes acreditam que minha empresa é a própria emissora de rádio, embora não seja. Apenas o programa é meu. Isso pode gerar problema fiscal para o anunciante?

II - Qual CNAE é apropriado para o meu caso?

III - Existe um CNAE que me atenda, de maneira que minha empresa se enquadre no SIMPLES NACIONAL?

Agravantes:

* Se não posso ser agência de publicidade (porque agência não pode estar ligada à veículo de comunicação...também não entra no SIMPLES)
* Não posso ser produtora de filme de publicidade (porque produtora não vende espaço publicitário, como também não veicula nem distribiu mídia entre os veículos de comunicação)
* E minha empresa não é a própria Emissora...

Onde entraria a minha empresa? Se enquadraria em qual padrão fiscal?

Será que existem respostas para este caso?

Muito obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 07:54

Bom dia José,

Veja se esta CNAE atende as suas necessidades:

CNAE 6010-1/00 - ATIVIDADES DE RÁDIO

Esta subclasse compreende:
- as atividades de difusão de sinais de áudio (broadcasting) através de instalações e estúdios de rádio e de transmissão de programas de rádio para o público em geral, para emissoras de rádio afiliadas ou para assinantes; a receita das unidades nessa categoria provém da venda de espaço publicitário, venda de programas, doações e subsídios

Esta subclasse compreende também:
- as atividades de cadeias radiofônicas, isto é, a montagem e transmissão de programas de áudio para assinantes, com o uso de tecnologia por microondas, cabo ou satélite

- as atividades de difusão de programas de rádio via internet (emissoras de rádio na internet)

- a difusão de dados integrada com a difusão de sinais de áudio

Esta subclasse não compreende:
- as atividades de produção de programas de rádio gravados em estúdios de som (5920-1/00)


Fonte: CNAE Fiscal 2.0

As empresas que exploram as atividades acima elencadas podem aderir a sistemática do Simples Nacional e suas receitas estarão sujeitas as aliquotas das Tabelas do Anexo III. Confira:

6010-1/00 - Atividades de rádio

Atividade Permitida - O CNAE 6010-1/00 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo III.

Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte:LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008 e LC 133/2009. Resolução CGSN nº 51/2008 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES.


Fonte: Aplicativo disponibilizado pelo Portal Contábeis à seus usuários.

...



Pense Aí

Pense Aí

Iniciante DIVISÃO 2, Radialista
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 22:31


Prezado Saulo,

Agradeço muito sua disposição e presteza em responder minha indagação.
Minha única dúvida agora é se de fato posso exercer meus trabalhos dentro do CNAE Atividades de Rádio, uma vez que eu não sou detentor de uma Emissora. Ou seja, não sou dono da rádio, apenas loco um espaço onde apresento o programa e vendo publicidade pra ele.
Conversei com um contador, o qual pretendo contratar, mas, ele também não soube responder, como também ainda não encontrou uma solução viável pra mim.

Muito obrigado.

Um grande abraço,

ADRIANA APARECIDA DOS SANTOS

Adriana Aparecida dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 16:35

Prezados amigos, estou com a mesma dúvida do nosso amigo Jose.
Estou abrindo uma empresa que o cliente apenas aluga um programa de rádio em uma emissora ( paga pelo espaço)
2º - Vende espaço publicitário para que empresas anunciem no seu programa.
Além disto também quer trabalhar com publicações de jornais, vai fazer tudo sobre a atividade, mas o jornal será enviado para a gráfica imprimir.

Preciso destes dois CNAES e saber se pode ser do simples nacional.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.