x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.156

Utilização de conta bancária e máquina de cartão de Matriz nas operações da filial

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Quinta-Feira | 25 agosto 2022 | 08:43

Bom dia!

Não há impedimento algum, desde que informado ao cliente que este procedimento será feito.
Quanto a contabilização basta pesquisar sobre transferência de numerário entre matriz e filial que você entenderá. Mas se atente nisso: faturamento é uma coisa, venda é outra.
Você tem uma matriz e uma filial, se o cliente comprar de você na matriz, a NF de venda deve ser feita na matriz. O faturamento, ai o ideal é a fatura ser separada da NF pode ser emitida pela matriz mesmo. Mas vamos supor que por azar o produto que você vendeu não tenha mais na matriz e precise vir da filial:

Emita uma NF entre as duas filiais (veja se não há ST ou dif de aliquota) e depois uma NF da filial para o cliente.

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Gustavo Anamiodi

Gustavo Anamiodi

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 27 junho 2024 | 00:58

Maria Paula Rahn Boa noite.

A MATRIZ da minha empresa é na Bahia e realizo vendas na FILIAL em SP. A máquina de cartão de crédito utilizada na FILIAL em SP é atrelada ao CNPJ da MATRIZ. Então todo o recebimento é para MATRIZ, mesmo eu gerando as NF das vendas em SP na própria FILIAL.

Essa operação está correta? Ou posso te problema com o FISCO?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.