x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 247

SIMPLES NACIONAL

Elizabet Lopes

Elizabet Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 30 agosto 2022 | 17:13

Boa tarde!  Meu cliente não enviou duas nfs de venda para o setor fiscal, são ref Dezembro/2021 valor 7.500,00.Essa empresa está no simples nacional alguém já passou por essa situação?
Para eu lançar em dezembro/2021 vou ter que retificar todas as declarações,  e a diferença do simples o sistema calcula? porque todos os meses o simples foi pago. Li no manual do simples que a empresa fica em analise até todos os orgãos verificar.Não sei se é correto eu lançar essa nf agora em  agosto, estou com medo de lançar em dezembro e retificar todas as declarações e a empresa ficar em analise e acabar prejudicando em questão de certidão, apesar de ser uma empresa pequena.
Obrigada e agradeço quem poder me ajudar.

Elizabet  

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 1 ano Terça-Feira | 30 agosto 2022 | 17:25

Elizabet, 

O correto é que seja efetuado o cálculo no Simples Nacional e o pagamento do imposto devito, todavia; converse com seu cliente a respeito da importancia desta regularização bem como das consequencias que podem ocorrer em função desta ação.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Joaquim Nonato Junior

Joaquim Nonato Junior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 30 agosto 2022 | 17:31

Se optou pelo regime de competência deverá retificar 12/2021, os demais meses serão uma consequência, que inclusive poderá haver alteração na alíquota ocasionando diferença de valores a recolher.

Considerar o que o amigo acima respondeu, verificar a necessidade e os riscos.

Elizabet Lopes

Elizabet Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 1 setembro 2022 | 16:28

Boa tarde!
Conversei com meu cliente ele pediu para lançar, minha duvida e o seguinte , quando eu fizer o lançamento e retificar o PGDAS 12/2021 automaticamente a alíquota irá mudar e o valor do DAS terá diferença. Será que o próprio sistema   calculara essa diferença do simples com multa e juros  tudo no mesmo DAS, ou  vou ter que calcular os impostos separadamente principalmente o INSS. Estou preocupada porque faz bastante tempo, quando eu enviar o PGDAS será que a  empresa pode correr o risco de ficar em analise algum orgão ou o Estado ou prefeitura . Como o cliente não enviou essas nfs de venda ele não está fazendo questão de pagar a diferença, a preocupação e minha de retificar todos esses meses e entrar na malha fina, ficar muito tempo em analise, porque tem vários impostos para orgãos diferentes.  
Agradeço
Elizabet

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.