x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 214

Ausência de declaração de IR - ( estava bem ruim, e ficou pior... )

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 1 ano Quarta-Feira | 31 agosto 2022 | 16:09

Uma pessoa que possuía um patrimônio estimado em  4 milhões, entre veículos, caminhões,  e imóveis, NUNCA  declarou imposto imposto de renda,   porem faleceu no inicio do ano 2022,  e agora com a montagem do inventario necessita-se que os bens estivessem na declaração para fins de partilha. Sei que é possível apresentar mesmo em atraso e de forma espontânea os 5 últimos anos de declaração, mas a duvida é a seguinte:
- Ao apresentar a primeira declaração, nesse caso o exercício 2018, ja com um patrimônio inicial superior a 3 milhões, isso vai, ou poderá acarretar alguma multa ou inflação por parte da Receita ????  e a origem disso ?????
Logicamente não existe nada de  ilícito,  porque isso foi acumulando ao longo de anos e anos, fruto  prestação de serviços com maquinas, colheitas, etc. etc, tudo de forma autônoma....

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Quarta-Feira | 31 agosto 2022 | 16:29

se preencher o campo  dos valores do ano anterior e atual nao deve gerar problema, no caso do bem ser anterior a 2018 
o sistema deve transmitir normalmente e vai o cobrar a muita pelo atraso com o imposto devido

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 1 ano Quarta-Feira | 31 agosto 2022 | 16:48

Boa tarde Rubens
Confusa essa situação, não seria melhor somente entregar a desse exercício em situação de espólio descrevendo os bens (o que vale de cada um é data de aquisição conforme a escritura ou compromisso de compra e venda ou transferência, não a data de lançamento no IRPF) . Pois não se engane que será aceita as declarações desses 5 anos sem o preenchimento de rendimentos e demais movimentos pertinentes a cada exercício (vai ficar com pendências). Provar origem e pagar imposto pelos bens nunca vi em 20 anos de contabilidade.   Porem ganho de capital pela venda de algum desses bens talvez. 

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 1 ano Quinta-Feira | 1 setembro 2022 | 11:08

Então Marcelo......eu também acho isso, acho que vou documentar uma remota possibilidade, e fazer i assim mesmo... valeu, o0brigado....

Luciane, eu tambem tinha pensado na possibilidade de fazer só a ultima.... mas como os bens são valores bem altos, e eu teria que informar eles também na coluna do ano  anterior,  acho que isso causaria obrigatoriedade de declaração também naquele ano... ou será que não   ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.