x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.204

Nunca Declarei IR

MARBEIN DOGAN

Marbein Dogan

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 1 ano Terça-Feira | 6 setembro 2022 | 09:26

Bom dia, tenho algumas dúvidas sobre IR, tenho 31 anos nunca declarei IR, gostaria de começar a investir, mas tenho algumas questões.
Meu pai tem uma lanchonete ele fazia compras no boleto no CNPJ da lanchonete ele não tinha nenhum controle da contabilidade, os boletos sempre eram pagos no final do dia, e sempre usava a minha conta pessoal, tinha meses que passava em minha conta em torno de 20mil a 30mil maior parte para pagar os boletos da lanchonete, tivemos que colocar máquina de cartão de crédito no nosso nome pois nem isso ele queria, isso ocorre já tem uns 8 anos, nunca declarei IR, acredito que meu pai também não declarava de forma correta, tenho 5 cartões de crédito, uso eles para comprar material para a lanchonete 3 mil a 6 mil, como eu dize gostaria de começar a investir para construir uma carteira e ter uma renda extra no futuro, quais as medidas tenho que tomar para que eu comece a investir e no futuro não aconteça de perder tudo o que investi pagando multas, etc.

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Terça-Feira | 6 setembro 2022 | 09:50

Bom dia 
Não tem como realizar uma declaração do Imposto de Renda retroativa, para regularizar a situação junto à Receita Federal, O que você pode fazer é, regularizar pela internet a situação das declarações atrasadas de no máximo cinco anos anteriores.
Como no seu caso você deixou de declarar um tempo maior que os 5 anos anteriores (atualmente são 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020), existe a opção de ir até uma unidade física da Receita, para regularizar a sua situação com o fisco. Como você mencionou valores altos, o valor a ser pago ira rescindir sobre eles, fora a multa pelo atraso.......

Se estiver disposto, podemos te ajudar com isso. Te mostrar o calculo que é feito e mais ou menos a base que irá ter de pagar para a RECEITA, conforme os atrasos. E também possivelmente regularizar a situação do seu pai.
Caso tenha interesse também trabalho na área do mercado financeiro (holding e trade), posso montar uma carteira, com base nos seus interesses. 

Fico à disposição, e deixo aqui meu contato para mais informações, caso o interesse.
WhatsApp: Oculto - Maria Paula

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Leila

Leila

Bronze DIVISÃO 3, Designer
há 1 ano Terça-Feira | 6 setembro 2022 | 10:48

Eu estou pagando os últimos 5 anos e recomendo pagar, estou pagando uma multa de 2017 de 6000 reais (que vai caducar daqui a 3 meses). Diante de Deus é o melhor a se fazer, não vale a pena continuar no erro não. Vai no certo que você vai prosperar.

“O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro”‭‭Eclesiastes‬ ‭7:1‬ ‭
ROSE SILVA

Rose Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 6 setembro 2022 | 11:10

Marbein, bom dia 

A sua questão sobre os INVESTIMENTOS , sugiro que o faça mais com renda fixa até entender melhor e se aventurar nos trade da vida. Tesouro direto e selic seria mais apropriados até você se organizar com relação as pendências que consta da lanchonete.

O ideal que se faça em separado uma conta do CNPJ da lanchonete e verificar se está ou foi feito as declarações anuais deste CNPJ , e sobre os valores faria por pressunção , já que não possui livro caixa ou contabilidade se for o caso.

Já no seu imposto de renda pessoa fisica , tem alguns recebidos que são isentos , mas declarados em sua declaração , se possível fazer os retroativos de 5 anos , para já ir organizando seu patrimônio e retirando o que não seja seu e deixar na declaração da lanchonete, caso seja sócia , precisa mencionar em sua declaração de Pessoal física também.

Caso invista em ações , ai sim você estará OBRIGATORIAMENTE a declarar IMPOSTO DE RENDA , independente do valor se teve lucro ou prejuízo. 

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.