x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 4.098

ECF - Não aparecem os certificados na lista na hora de assinar a declaração

Fernando Eulino da Silva

Fernando Eulino da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 1 ano Quarta-Feira | 7 setembro 2022 | 22:42

Olá a todos, estou com um problema na hora de assinar a declaração ECF para transmissão. O arquivo está validado, os signatários estão corretos com seus respectivos códigos, mas na hora de assinar a declaração na lista de certificados não aparece nenhum, mesmo indo em BUSCAR CERTIFICADOS e localizando o mesmo, coloco a senha mas a lista não atualiza. já reinstalei o ECF, já atualizei o java e já verifiquei os certificados vencidos e não resolveu o problema. Se alguém já passou por isso e resolveu estou precisando de ajuda.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 8 setembro 2022 | 14:17

Boa tarde,

Salvo engano meu, a ECF se entrega pelo E-CPF.

Se este certificado não aparece, liga no suporte da certificadora.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Fernando Eulino da Silva

Fernando Eulino da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 8 setembro 2022 | 15:59

Boa tarde Telma.
Já tentei pelo E-cpf e continua não aparecendo, testei como procurador (procuração feita no e-cac com a devida autorização) mas também não aparece. Vou entrar em contato com o suporte do certificado mas estou achando estranho pois o Receitanet BX por exemplo está reconhecendo sem problemas. Acesso e-cac e qualquer assinatura digital tudo normal.

Volto a responder aqui assim que tiver novidade.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 8 setembro 2022 | 19:19

Olá

Achei no fórum do Sped Brasil a seguinte resposta :
"vc deve estar usando o E-CNPJ para assinar pela empresa, e provavelmente vc colocou o nome do sócio ou titular da empresa e o CPF dele lá no registro de signatários, você na realidade deverá colocar o nome do sócio e o CNPJ da empresa ao invés do CPF do sócio, lembrando que este sócio deverá ser o mesmo que consta na emissão do E-CNPJ. Feito isto, vai aparecer o certificado na hora de assinar."

Tem muita gente com este problema, inclusive há este no fórum, aqui mesmo.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Fernando Eulino da Silva

Fernando Eulino da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 8 setembro 2022 | 20:36


Boa noite Telma! 
sobre a mensagem: "vc deve estar usando o E-CNPJ para assinar pela empresa, e provavelmente vc colocou o nome do sócio ou titular da empresa e o CPF dele lá no registro de signatários, você na realidade deverá colocar o nome do sócio e o CNPJ da empresa ao invés do CPF do sócio, lembrando que este sócio deverá ser o mesmo que consta na emissão do E-CNPJ. Feito isto, vai aparecer o certificado na hora de assinar."

Já tentei de várias maneiras, inclusive conforme citado acima. Já verifiquei no redesim para ver se o nome da responsável da empresa está diferente do certificado, mas está tudo correto. E o pior é que nem o meu certificado E-CPF para assinatura como contador está aparecendo. E quando eu busco o certificado, o sistema pede a senha do mesmo, eu coloco, mas nada acontece. 

Elisabete, eu falei com o suporte do certificado também e o funcionamento dele está correto. Não sei pra onde correr, amanha vou tentar contato com alguns outros colegas para ver se já aconteceu com algum deles mas estou aguardando e contando que alguém do forum consiga nos ajudar.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 9 setembro 2022 | 07:35

Bom Dia, 

Testa em outro computador....instala o certificado em outra máquina para fazer um teste...talvez atualiza algo. 

Tenta também usar o E-CPF do próprio dono da empresa, caso ele tenha.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Sexta-Feira | 9 setembro 2022 | 09:47

algumas certificadoras disponibilizam um aplicativo para manipular funções do token e ele deve ficar instalado e aberto na area do relógio 
ao acessar o programa as funções ficam disponíveis quando o token esta ok   

Fernando Eulino da Silva

Fernando Eulino da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 1 ano Sexta-Feira | 9 setembro 2022 | 14:11

Boa tarde a todos!
Problema resolvido, no meu caso foi a versão do programa. A versão atual de download do PVA é 8.0.5, era a versão que eu estava utilizando. Um colega me sugeriu voltar a versão 8.0.4 e funcionou.

Espero que ajude quem estiver com o mesmo problema obrigado pela força!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.