x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.720

Monofásicos e alíquotas zero

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 1 ano Terça-Feira | 13 setembro 2022 | 15:43

Tenho o caso de um posto de combustível,  no lucro presumido, aonde a notas de saídas da  conveniência  não estão aproveitando a isenção de pis/cofins e alíquotas zero, estou com seria dificuldades em parametrizar isso, usamos o sistema domínio, será que alguém tem algum caso semelhante que poderia me  ajudar ????

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 14 setembro 2022 | 11:32

Bom Dia

Apenas os combustíveis são monofásicos, as mercadorias da conveniência não.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 15 setembro 2022 | 15:13

Boa Tarde,

Entendi, vai precisar fazer uma bela triagem para parametrizar o sistema viu...

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Ivone

Ivone

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 20 setembro 2022 | 15:08

Boa tarde!
Tenho uma dúvida sobre bebidas frias, se alguém puder me ajudar. Toda cerveja, é tributação monofásica? Empresa do simples nacional pode deduzir a porcentagem do PIS e Cofins para apurar o PGDAS com venda de cerveja? A empresa é um bar, vende Amistel, Brahma, Budweiser, Skol, Heineken. NCM 2203.00.00.

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Terça-Feira | 20 setembro 2022 | 15:19

Ivone, boa tarde. Sim, eles se aplicam a cadeia da tributação monofásica Ivone .

ALÍQUOTA ZERO - São reduzidas a zero as alíquotas de PIS e COFINS sobre as receitas auferidas por pessoa jurídica varejista, inclusive quando a venda for realizada por empresa optante pelo Simples Nacional (Decreto nº 8.442/2015artigo 22 e § 2º). Essa regra vale para os NCMs 22030000 e 22021000, apresentadas por você. Alíquota zero, não entra na regra de segregação, ou seja, para o PIS e COFINS será tributado normal.

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Ivone

Ivone

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 20 setembro 2022 | 15:33

Oi Maria Paula, então nessa parte que estou confusa, esses produtos são alíquota zero e o simples nacional não tem direito de fazer a dedução para produtos com alíquotas zero. Não sei se lança esses valores ou não para deduzir a porcentagem de pis e cofins no pgdas.

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Terça-Feira | 20 setembro 2022 | 15:37

As empresas do Simples Nacional que atuam como revendedoras, atacadistas ou varejistas podem se beneficiar da redução tributária por conta do PIS/COFINS Monofásico. No seu caso, pelo que percebi a tributação abrange a situação, logo os valores são lançados.

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.