x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.281

Como escriturar uma carta de não aproveitamento de Credito de Icms

clair

Clair

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 2 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2022 | 10:23

Bom dia , 

Vendemos sucatas para outras empresas a um xx valor , porem quando esse cliente compra o mesmo avalia se a carga vale aquele xx valor , algumas destas vezes o nosso cliente paga a menos o valor por entender que o material tem muita impureza , gerando assim um a pagamento a menor , 

como esse pagamento a menor lançamos como desconto , para o fechamento do Csll e Irpj , porem a minha questão é :

Apos isso o nosso cliente emite uma carta tambem de não aproveitamento de Credito do Icms , destas notas do qual ele pagou a menor , como faço pra escriturar esse credito de Icms que o nosso cliente não se aproveitou?

Existe base legal ? alguem faz esse tipo de procedimento?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 12:52

Boa tarde,

Não se escritura a carta, o que acontece é que de posse dela você pode estornar o valor excedente do ICMS na apuração.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
clair

Clair

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 2 anos Terça-Feira | 20 setembro 2022 | 09:39

Bom dia , a Sucata quando é vendida dentro do Estado de SC tem isenção de ICMS, mas nesse caso especifico , a venda é para outros estados. e dai sai com a tributação do ICMS , por isso minha duvida , se posso declarar o Credito numa Dcip e se aproveitar dela.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.