x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 24.445

Possível inconsistência no imposto de renda na fonte - Malha fina

Jair

Jair

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 1 ano Quinta-Feira | 15 setembro 2022 | 12:22

Olá,
Estou com um problema na minha declaração do IR 2022, recentemente vi que estou na malha fina por conta da seguinte pendência:

"Possível inconsistência no imposto de renda retido na fonte"


Abaixo estão alguns prints das telas do e-CAC:

https://ibb.co/Mh9KW4N
https://ibb.co/W0v0qvr
https://ibb.co/5WbNwNL
https://ibb.co/9WMZYsh


Eu declarei da mesma maneira que fiz nos anos anteriores usando o informe de rendimentos da minha empresa para declarar os rendimentos, imposto retido na fonte e décimo terceiro, mas dessa vez estou com esse problema.

Entrei em contato com o departamento financeiro e enviei uma cópia da minha declaração, eles conferiram e dizemos que está tudo certo, os valores batem com o que foi declarado na DIRF.
Também acessei o portal do e-CAC e baixei a DIRF das fontes pagadoras, os valores também estão batendo, não achei divergência nenhuma.
Minha empresa me orientou a apenas esperar a receita me enviar uma intimação para então apresentar os contra-cheques e informes de rendimentos como comprovação dos dados.

Eu tentei retificar a declaração sem alterar os dados, só para ver se ela poderia ser reprocessada com sucesso, mas não adiantou.

Estava na expectativa de receber essa restituição logo, mas parece que só vou receber no ano que vem.

Gostaria de saber se existe algo que eu como funcionário pode fazer para tentar resolver essa situação?
Isso é algo que dependente só da empresa para solucionar?
Qual seria a causa dessa problema? Pelo que me foi dito, uma provável causa é que a empresa declarou a DIRF mas não repassou os recursos pro governo, gerando uma divergência entre o que foi declarado e o que foi pago. Isso é possível que gere problema pro funcionário?

Obrigado.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 14:03

Boa tarde,

Melhor maneira de vc saber é ir presencialmente com toda documentação na Receita Federal.

É necessário agendamento pelo site.

Ou vc já pode solicitar à empresa os comprovantes de recolhimento sobre sua folha de pagamento, se não fornecerem, está aí o problema.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 14:25

o mais provável é que os IR não foram recolhidos pela empresa . Com isso vc tem que abrir um processo digital no e-cac e enviar todos os holleriths , recibo férias , etc que resultam nos valores declarados no seu IRPF para comprovação. Para depois liberarem sua restituição. Ou no caso a empresa pagando esses IR também libera.

Jair

Jair

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 1 ano Quarta-Feira | 21 setembro 2022 | 14:41

o mais provável é que os IR não foram recolhidos pela empresa . Com isso vc tem que abrir um processo digital no e-cac e enviar todos os holleriths , recibo férias , etc que resultam nos valores declarados no seu IRPF para comprovação. Para depois liberarem sua restituição. Ou no caso a empresa pagando esses IR também libera.
Uma dúvida, eu posso me adiantar para apresentar comprovatórios(conta-cheques/informes) ou preciso esperar a Receita enviar a intimação?
Me informaram que eu só conseguiria resolver isso em janeiro de 2023 quando a receita abrisse a opção de enviar os documentos antecipadamente.

Obrigado.

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 21 setembro 2022 | 15:25

isso mesmo , se você entrar no e-cac na opção declarações ,  no ano que precisa comprovar, você vai ver que só pode em janeiro mesmo.
Assim que liberar você já faz o processo digital.
Envia tb cópia da sua carteira de trabalho , onde consta o registro. ( pelo menos foi assim que eu fiz e consegui que meu cliente recebesse )

MARCOS ANTONIO SANTANA DA SILVA

Marcos Antonio Santana da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 21 maio 2023 | 00:16

Boa Noite Pessoal ! 

Esse ano aconteceu comigo (sou contador)  Possível inconsistência no imposto de renda retido na fonte, fiz a minha no primeiro dia do inicio do prazo (15/03/2023), importando as informações dos valores diretamente do sistema da receita, fia certificado digital, e transmitir, a RFB processou a declaração e colocou na fila de restituição, só que agora na semana passada colocou em pendencia com a informação (Possível inconsistência no imposto de renda retido na fonte), estranho que o mesmo valor na declaração e o mesmo no informe de rendimento emitido pela fonte pagadora e o mesmo que encontra-se na base de dados da receita, fiz a consulta pela dirf diretamente do ecac, (Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras). Retifiquei da mesma forma que eu fiz a original (importando as informações diretamente da base de dados da RFB) via certificado digital e a pendencia persiste. Estranho pq se a informação veio diretamente da receita, esse valor informado não poderia esta errado. 



demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Domingo | 21 maio 2023 | 18:18

Consultem o processamento da DIRF da empresa, olhem se consta pendência DIRFxDARF.
Tenho cliente que entrou na malha os anos calendários de 2020,2021 e 2022,  já enviei toda documentação de 2020 e 2021 esta quase 3 anos parado. Segundo a empresa ela fez compensação do IRRF, mas deve ter mais algum gato. Já fiz compensação de IRRF na perdcomp e nenhum funcionário foi para a malha.

Gisele Oliveira

Gisele Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 21 maio 2023 | 20:19

Estou com esse mesmo problema, sou a contadora da empresa, já retifique a Dirf e está como aceita, os darfs foram compensados por perdcomp e não aparece nenhuma pendência, porém de quase todos os funcionários estão na malha. Não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

Gisele Oliveira

Gisele Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 21 maio 2023 | 20:20

Estou com esse mesmo problema, sou a contadora da empresa, já retifique a Dirf e está como aceita, os darfs foram compensados por perdcomp e não aparece nenhuma pendência, porém de quase todos os funcionários estão na malha. Não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

CLEITON ALEXANDRE DA SILVA LINS

Cleiton Alexandre da Silva Lins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 17:10

Boa tarde Amigos! Peço ajuda. Estou com problema no IRPF pendência, na questão de despesas medicas, titular e dependentes.  O titular aderiu ao plano empresarial. Alguém já teve este problema (operadora do plano é a Unimed).
Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.