x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 343

RETIFICAR IRPF DE ANOS ANTERIORES

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 24 outubro 2022 | 17:18

Olá boa tarde,

Estou com uma questão que me deixou dúvidas.

Um sócio de uma empresa tem declarado um valor X em um imóvel há alguns anos, porém ele quer atualizar o valor na declaração do imposto de renda pessoa física de 2019, 2020 e 2021.
A minha dúvida é: esta retificação é possível e/ou acarreta multa ou malha? Basta apenas retificar as declarações e fica tudo certo?

Agradeço se alguém puder me dar um auxílio.


AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 13:54

Boa tarde! Não é permitida a atualização do valor de bem imóvel, a não ser que tenha havido uma reforma/ampliação e que o contribuinte tenha os comprovantes dos custos com material/mão de obra.
Outra questão é que aumentando o valor do imóvel tem de verificar se a variação patrimonial ("rendimentos menos patrimônio") não ficou negativa, o que pode dar problema junto à RFB.
Retificação não gera multa, já que a declaração foi entregue no prazo.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 semanas Segunda-Feira | 6 maio 2024 | 10:06

Bom dia. 
Meu caso não é uma retificação, mas a emissão de um informe de rendimentos de 2019 e 2020. 
O Problema é que  na DIRF não aparece o beneficiário e no sistema de Folha de pagamento da empresa 
também não. 
Existe outra maneira de conseguir o informe?

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.