x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 3.219

Imposto de renda com mais de 5 anos de atraso

Denise Machado

Denise Machado

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 1 ano Sábado | 29 outubro 2022 | 16:00

Olá pessoal, boa tarde!

Verifiquei que anos atrás não era obrigada a fazer a declaração do imposto de renda, mas tive imposto retido na fonte (2011 à 2019).
Apurei os valores e vi que é uma quantia considerável. 
Minhas dúvidas são:
- Ainda tenho direito a essa restituição?
- Se sim, como fazer? 

Agradeço se puderem me ajudar.

Att.
Denise Machado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sábado | 29 outubro 2022 | 17:23

O direito à restituição permanece pelo período decadencial, que é de 5 anos. Anteriores, não é mais possível. Você deverá preencher e enviar as declarações, no período mencionado, utilizando do programa gerador de cada ano, respectivamente.

Joao

Joao

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 31 outubro 2022 | 10:39

Olá Denise, como meu xará disse, você deverá passar as declarações através do programa gerador de cada ano, no entanto, as declarações serão passadas "em atraso", sendo assim, as mesmas gerarão a multa por atraso. A depender dos valores que você teve de desconto do IRRF, haverá a restituição, ou então, pode ser que você precise pagar também.
Tive uma situação parecida com uma cliente no ano passado, que não sabia que precisava passar, e precisou passar referente 3 exercícios.

Espero ter ajudado também. Abraços.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 1 novembro 2022 | 13:52

Denise,

Esse ano me deparei com uma situação parecido com essa sua, a cliente nunca tinha informado o IR até porque por questão de menos de R$ 100,00 ela não era obrigada a efetuar o envio da declaração porem, sempre teve um pouco de IR retino na folha de pagamento dai veio essa questão de refazer o atrasado a mesma acabou pagando a multa por atraso ja descontando o valor que a mesma iria receber. So fizemos esse procedimento pois a mesma precisava para efetuar uma movimentação bancaria, cabe você fazer essa analise se compensa ou não. No caso a multa foi por conta da ultima declaração que foi em atraso mesmo.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Ricardo Henrique

Ricardo Henrique

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 1 novembro 2022 | 15:20

Olá, boa tarde!

MULTA POR ATRASO OU NÃO APRESENTAÇÃO - CONTRIBUINTE NÃO OBRIGADO A DECLARAR 025 — O contribuinte não obrigado à apresentação da Declaração de Ajuste Anual está sujeito à multa por atraso na entrega da declaração?
Não é devida a multa por atraso na entrega da declaração para quem está desobrigado de apresentar a Declaração de Ajuste Anual.

Fonte: Perguntas e Respostas IRPF 2022

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.