x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 13

acessos 1.701

SIMPLES NACIONAL PRORROGADO NA PANDEMIA SENDO COBRADO NO FINAL DE 2022

TATIANA PALOMA SOARES DA SILVA SANTOS

Tatiana Paloma Soares da Silva Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 11 novembro 2022 | 09:22

Olá pessoal,

Aconteceu com mais alguém? Muitos de meus clientes estão sendo cobrados agora em novembro 2022 referente aos DAS que foram prorrogados em 2021 devido a pandemia. Sendo que um dos últimos vencimentos foi em dezembro 2021. Não estou sabendo explicar o motivo de uma cobrança tão distante da data de vencimento.

Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 11 novembro 2022 | 09:53

Bom dia, sim, um monte, inclusive cliente precisando de CND para processo de habilitação em licitação com impedimento de tal. Uma bagunça total!

Paulo Cezar M Junior

Paulo Cezar M Junior

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 1 ano Sexta-Feira | 11 novembro 2022 | 11:01

A  RFB ainda não resolveu este problema ? a maioria das empresas com esta pendencia pagaram as competencias 03, 04 e 05/2021. absurdo ... e sem certidão , não sai de jeito nenhum

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sexta-Feira | 11 novembro 2022 | 13:26

Boa tarde pessoal.

Aqui também, surgiram pendências de alguns clientes.

O difícil é explicar para o cliente uma pendência de data tão distante que antes não havia notificação, e a multa e o juros correndo... Receita Federal é triste viu!!!

Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 15:06

Boa tarde colegas...

"Complicada" esta situação... 

Atualmente aqui temos 12 empresas... e acompanhamos a situação pelo SIEG e VERI. Muitas NÃO tinham pendências em 2022, CND renovando tudo OK... Já outras fizeram parcelamento em setembro/outubro deste ano... e agora apareceram débitos de março/2021 e/ou 04/2021 e/ou 05/2021 e para as empresas que fizeram parcelamento esses "débitos" NÃO entraram.... E são empresas que muitas vezes não enviam as guias recolhidas... nem extrato de banco e praticamente todas não possuem uma gestão financeira... aí fica difícil... né? As empresas aqui já foram notificadas e estamos levantando mais informações por aqui...

Mas "considero uma falha no sistema da RFB"...

E para ajudar, estamos com alguns casos de FGTS (aí é pior... CEF).... Guias pagas nos meses suspensos... e as Guias foram para parcelamento e lá conta como NÃO recolhidas.... Baita encrenca que nem o responsável da CEF entendeu o que aconteceu... Temos um caso de faz meses que foi para base Campinas/SP e nada até hoje... e claro... nada de CND...

Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2, Operador(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 15:46

Pessoal boa tarde !
Gostaria da ajuda de voces.
Tenho uma empresa SN prestadora de serviços , teve um faturamento no inicio que pagou uma aliquota de 4,5% e depois ela teve faturamento alto só até em 02/2022 e a aliquota dela chegou a 11,8%, de lá pra cá ficou zerada todos os meses.
A mInha pergunta é: a aliquota só vai voltar a 4,5% somente em 02/2023??
grata se alguem puder me ajudar.

EDILENE CRISTINA SILVA MOURA

Edilene Cristina Silva Moura

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 09:04

Aqui também mesmo caso de voces. Muitas empresas com cobranças de Das de prorrogação, e ainda tem uma que pagou na data certa e estao cobrando as correções. Acredito que pode ser algum erro do sistema ou manutenção pois nao houve nenhum comunicado sobre este assunto. 

Edilene Cristina da Silva
Cadastro
Conclaro Soluções Contábeis
Carmo do Rio Claro – MG | CEP: 37.150-000
Fone: 35 3561-3647 | Fax: 35 3561-2741
Celulares: 35 8841-1310 (Oi) | 35 9911-3647 (Vivo)
Ramal: 23
[email protected]
Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 24 novembro 2022 | 08:49

"Pessoal boa tarde !
Gostaria da ajuda de voces.
Tenho uma empresa SN prestadora de serviços , teve um faturamento no inicio que pagou uma aliquota de 4,5% e depois ela teve faturamento alto só até em 02/2022 e a aliquota dela chegou a 11,8%, de lá pra cá ficou zerada todos os meses.
A mInha pergunta é: a aliquota só vai voltar a 4,5% somente em 02/2023??
grata se alguem puder me ajudar."


Bom dia, Maria Inês
Depende. Será necessário verificar o faturamento dos ultimos 12 meses. Para saber a aliquota efetiva atual sugiro procurar como o calculo é feito na internet. Se quiser também pode utilizar o site abaixo para simular a aliquota.

https://www.canaltributario.com.br/simulador/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.