x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 477

Pagamento faturas de cartão de crédito de terceiros

BRUNO PASINI FIORINI

Bruno Pasini Fiorini

Iniciante DIVISÃO 2, Empreiteiro(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 18 novembro 2022 | 01:10

Boa noite. Tenho uma dúvida referente ao pagamento de faturas de cartão de crédito de outra pessoa, no caso meu pai. Sendo de pf pra pf.

Meu pai me emprestou um dinheiro que utilizei pra construção de uma casa que então vendi e tive um lucro considerável. Já paguei todos os impostos e devolvi o dinheiro que me foi emprestado. 

Agora quero compartilhar uma parte desse lucro com ele, mas queria fugir do itcmd. Minha ideia seria pagar as faturas dele até chegar no valor que queria dar pra ele, no caso 100 mil. Em um prazo de 5 a 10 meses provavelmente.

Posso ter problema com a receita? Meu pai tem renda suficiente pra pagar as contas dele, e eu também. Esse dinheiro das faturas que vou pagar não vai voltar pra mim. Seria uma "doação".

Desde já agradeço, não consegui achar outra situação semelhante no forum.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 14:21

Boa Tarde,

Pelo que entendi seu pai deve no cartão de crédito em torno de 100 mil e vc vai pagar estas parcelas como forma de lucro pela venda da casa, certo?

São 2 CPF's que carecem de Declaração do IR no final do exercício, tudo que vc relatou deverá ser relatado em forma de prestação de contas à Receita Federal.

O que chamou mais a atenção é a dívida do cartão de crédito do seu pai, se vc pretende pagar mensalmente, acredito que a RFB não pega, mas nada é garantido.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.