x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 182

Não emiti nota este Ano

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Gerência
há 1 ano Segunda-Feira | 21 novembro 2022 | 18:00

Olá Membros do fórum, eu tenho uma pequena empresa prestadora de serviços e neste ano de 2022 eu não emiti nenhuma nota, cheguei a fazer alguns serviços e receber pela conta da empresa, média de 8/9 mil reais por mês, eu estou ainda pagando várias pendências de simples, Darf e GPS atrasados de 2020 e 2021 que consomem boa parte desses rendimentos, por isso estava esperando finalizar para poder emitir todas de uma vez, vocês acham que seria viável ? Qual a melhor opção no meu caso ? Declaro todos de uma vez e pago parcelado ano que vem? Quais os riscos que corro tendo recebido valores em conta e não ter emitido nota fiscal

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 08:28

Bom Dia,

SE vc é MEI a questão da emissão da NF não implica em nada.

Se vc é do SN é estranho seu cliente não exigir a NF.

Se o cliente não fez questão da NF no tempo próprio, eu acho desvantajoso você emitir as notas todas de uma vez, pq o imposto é calculado no mês e vc terá um imposto bem alto a pagar.

O certo é ter uma conta bancária PF que vc recebe seu pró-labore e outra PJ, um dos princípios da Contabilidade é não misturar os rendimento do sócio com o da empresa.

Espero ter contribuído.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Gerência
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 09:20

Obrigado Telma, foram serviços para pessoa física, não sou mei e sim LTDA, emiti apenas para os que solicitaram, foram 1 ou 2 durante o ano. Meu medo é pagar alguma multa muito alta por não ter emitido e a receita saber de algum jeito, mas boa parte desse dinheiro ainda está sendo para pagar o tempo de pandemia, então todo mês pago algum tributo, mas os desse ano estão ficando para trás 

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 09:49

Oi Ana,

Bom Dia.

Apesar de discordar de minha colega Telma, este não é o caminho. na minha opinião o estrago ja foi feito, e no seu caso  e mais vantajoso dar baixa na sua empresa do Simples. Os débitos existentes vão para o seu CPF. O impacto vai refletir na sua Declaração de Imposto de Renda em 2022, situação de fácil equação. Procure um contador com conhecimento em Contabilidade Tributária.

Boa sorte

Vanil

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 11:35

Ana,

Se sua empresa não é MEI, vc precisa emitir nota fiscal independentemente se solicitarem ou não.

Foca no futuro agora, se você tentar acertar o passado poderá até quebrar.

As autuações para empresas pequenas às vezes nem chegam...não estou te incentivando a fazer algo errado, é que na minha opinião na situação atual, não compensa.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.