x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 243

APURAÇÃO DO DAS DO SIMPLES NACIONAL

AVERY CLAYTON  SALINOS PEREIRA

Avery Clayton Salinos Pereira

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 23 novembro 2022 | 10:54

Bom dia Claro Colegas.  Estou com uma duvida.  Meu cliente  presta serviço de metalurgia  a uma Empresa A. Como ele recebe o material  da Empresa A, ele faz  nfe de industrialização ( 5124)  para apurar sua receita. Acontece  que em um dado mes, a Empresa A, recusou a nfe de meu clliente e demorou para comunica-lo. Então ele fez um nfe de estorno fora do prazo, pois ja haviam passado as 24 horas de prazo para cancelamento  da nfe de industrialização. Porem , agora vem a minha duvida, ao apurar o  imposto do Simples Nacional do meu cliente,  o sistema da receita me sugeriu uma receita incluindo a nfe que foi recusada. Eu alterei o valor da receita, cancelando o valor   da nfe recusada  e apurei o imposto. Existe algum campo na elaboração do PGDAS, onde eu possa informar   a dedução da receita, ocorrida pela nfe que foi recusada e depois cancelada?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 23 novembro 2022 | 14:16

Boa Tarde,

Não existe campo para dedução, mas basta vc informar as receitas deduzindo a nota cancelada mesmo.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
BRUNO ALEXANDRE

Bruno Alexandre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 23 novembro 2022 | 15:10

Boa tarde!

Olha, se a empresa é tributada por competência, no meu ponto de vista. Caso o estorno da nota ocorre em outro mês deve considerar na sua apuração a nota posteriormente cancelada e compensar o estorno no mês que ele ocorreu. Caso toda a operação tenha acontecido dentro do mesmo mês, só declarar o valor já compensando o estorno. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.