x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 80

tributação sociedade PJ para PJ

Roseli P.  Winter

Roseli P. Winter

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 29 novembro 2022 | 14:20

Bom Dia! Poderia me tirar uma duvida: A empresa Alfa, é sócia da Empresa Beta. Ambas com a atividade de loteadoras.  A empresa Alfa vai prestar todos os serviços para a realização do empreendimento, ou seja os serviços de engenharia e terraplenagem para a Empresa Beta, como sendo sócia não vai ser remunerado por isso, desta forma eu entendo que os serviços prestados pela empresa Alfa não seja tributável, isenta de imposto, entendo que é um investimento. Pergunto: 1. Está correto meu entendimento? 2. Como proceder perante o Fisco para resguardar a empresa de futuras cobranças? Fico no Aguardo.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Quarta-Feira | 30 novembro 2022 | 15:40

Boa tarde !
Uma empresa vai prestar serviço para outra e nao será remunerada ? Como esta empresa vai arcar com os custos da prestação dos serviços?
Não tem como a empresa que preste o serviço não emitir NF e recolher os tributos devidos.
Se o serviço for prestado e emitidos os devidos documentos fiscais, aí sim poderá ser feita o reconhecimento do valor como investimento na empresa A e aumento de capital na empresa B.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Roseli P.  Winter

Roseli P. Winter

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 1 dezembro 2022 | 11:28

Bom dia Anderson. Deixa ver se entendi. No caso a Empresta prestadora de serviço vai emitir a Nota fiscal referente o serviço. Porem a empresa tomadora desse serviço não ira fazer o pagamento a empresa prestadora, pois como a empresa Prestadora é sócia, ela integralizara como um investimento na empresa tomadora. Esta correta esse meu entendimento? Se sim, qual seria o lançamento contábil dessa situação dentro das empresas?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 1 dezembro 2022 | 11:35

O serviço é prestado e a NF precisa ser emitida. Empresa Alfa vai lançar como receita normalmente, e a empresa beta vai lançar como lançaria se tivesse contratado de outro prestador (ativo, custo ou despesa).

O que ocorre é que a empresa alfa vai acumular um saldo de clientes a receber que pode ser utilizado para aumento de capital na empresa beta, transferindo o saldo de clientes para investimento. No caso da empresa beta, o saldo vai ser acumulado na conta de fornecedores até que seja decidido efetuar o aumento de capital, momento no qual será transferido para o Patrimônio Líquido. Para acumular este saldo será necessário que exista a emissão da NF, e para transferir os mesmos de clientes para investimento e de fornecedores para capital, será necessário registrar instrumento aprovando esta operação na Junta Comercial.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.