x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 300

PAULO CEZAR RODRIGUES

Paulo Cezar Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 22 dezembro 2022 | 13:20

Empresa pertence ao lucro presumido em 2022 e em 2023 esta em estudo para lucro real, minha duvida, segmento autopeças para motocicletas venda a varejo no estado do Ceara, considerando que a mesma tem produtos monofasícos e tributados, minha pergunta, posso mim creditar dos produtos tributados que estão em estoques em 31.12.2022? e assim como no lucro presumido , no lucro real também faço a segregação dos produtos entre tributados e Monofásicos?
0Interações


Evandro R

Evandro R

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 22 dezembro 2022 | 15:02

Boa tarde,

Você terá direito ao aproveitamento de crédito presumido sobre o estoque de abertura. O crédito é realizado em 12 parcelas iguais, sendo 0,65% para PIS e 3% para COFINS.
Lembrando que deve fazer a segregação dos valores, pois itens sujeitos a tributação monofásica não dão direito a crédito...
*Esse crédito é escriturado através do registro F150 da EFD Contribuições.

Quantos aos itens, terá que consultar na Lei 10.485/02 e tabela 4.3.10 da EFD Contribuições...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.