x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 946

Alíquota Efetiva de ISS no Simples Nacional

André Coelho

André Coelho

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Terça-Feira | 27 dezembro 2022 | 13:34

Pessoal,
Tenho a seguinte dúvida, a receita proveniente de prestação de serviço do exterior tem que constar na receita bruta dos últimos 12 meses no cálculo da alíquota efetiva de ISS?
Tenho essa dúvida pois no meu cálculo de alíquota efetiva deu tipo 3,29% e no DAS tem 2% de ISS.
Tenho duas hipóteses, ou no DAS não está considerando a receita de mercado externo que é 488 mil e está considerando no RBT12 apenas 42 mil que é de mercado interno, assim se encontrando na primeira faixa onde o ISS é 2% OU o cálculo do DAS está errado.
Detalhe atividade de dublagens e filmes cinematográficos, anexo III.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 27 dezembro 2022 | 14:15

Hannis Contabilidade

A determinação da alíquota nominal será com base na receita bruta acumulada nos doze meses anteriores ao do período de apuração, separadamente para as receitas auferidas no mercado interno e de exportação. Lei Complementar nº 123/2006, artigo 3º $ 15) 

Colega uma dica, dificilmente, pelo menos nunca aconteceu comigo, o simples vai calcular errado.

Então o cálculo do simples está correto, a alíquota é 2,01%

André Coelho

André Coelho

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Terça-Feira | 27 dezembro 2022 | 14:30

Colega,
então você está me dizendo que tenho que calcular o ISS alíquota efetiva separadamente mercado interno e externo?
como? e utilizaria onde esse ISS por alíquota efetiva proveniente do mercado externo?
Na receita do mercado externo não incide ISS.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 27 dezembro 2022 | 14:49

Hannis Contabilidade

- Então você está me dizendo que tenho que calcular o ISS alíquota efetiva separadamente mercado interno e externo?
Exato!

-e utilizaria onde esse ISS por alíquota efetiva proveniente do mercado externo?
Não utiliza, não tem.

Você está fazendo a separação por mercado externo e interno na aba Atividades Econômicas com Receita no Período de Apuração  no site?

Você calcula a alíquota do MERCADO INTERNO com base no RBT12 42 mil que vai dar 6%

Depois você calcula alíquota do MERCADO EXTERNO com base no RBT12 488 MIL, excluido PIS COFINS E ISS, que vai dar 5,04%

André Coelho

André Coelho

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Terça-Feira | 27 dezembro 2022 | 15:17

Você está fazendo a separação por mercado externo e interno na aba Atividades Econômicas com Receita no Período de Apuração  no site? Sim.

Você me esclareceu muito.
Antes considerava a receita bruta do exterior juntamente com a do mercado interno para calcular a alíquota efetiva do ISS, assim passava para o cliente o percentual para as retenções de suas notas mensalmente. Agora entendi, no calculo da alíquota efetiva do ISS irei considerar somente o RBT INTERNO, sendo assim baterá com o valor no DAS, 2% de ISS, primeira faixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.