x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 105

1 Salário mínimo e meio será obrigatório fazer a Declaração anual de IR?

Sandro Pereira dos Santos

Sandro Pereira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 18 janeiro 2023 | 09:21

Bom dia!!!
Com o aumento do salário mínimo, veicula-se na imprensa que as pessoas que recebem um salário mínimo e meio terão que fazer a declaração de imposto de renda, porém, há duas situações pensadas por mim que ainda não tenho resposta, exemplo:

1 - Para cálculo do IRRF mensal fazendo-se os descontos conforme a lei não há o que reter;
2 - Se eu fizer a soma dos valores para cálculo anual também não há valores a reter;

Dúvida, será que estou entendendo ou fazendo algum cálculo errado?

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Sexta-Feira | 20 janeiro 2023 | 13:44

boa tarde! 

Não, o senhor está correto! 

Uma pessoa que recebe hoje um salário e meio receberá R$ 1.953,00.

INSS R$ 156,24.

Base de cálculo do IR (salário - inss) R$ 1.796,76.

Até R$ 1.903,98 é isento.

Lembrando que dependentes também reduzem a base de cálculo. .. então pode ser que diminua ainda mais, a depender da situação de cada contribuinte. 

Contudo, em relação a declaração de imposto de renda, atente-se as obrigações, rendimentos tributáveis não são a única obrigação... Se não mudar, quem ganha mais de 28 mil e uns quebrado seria obrigado... mas tem que esperar sair as regras... 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.