x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.507

Valor para o calculo da DARE - ICMS - Diferencial de alíquota - Simples Nacional (06301)

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 30 janeiro 2023 | 16:58

Olá, caros e nobres colegas.

Uma empresa de SP comprou de outra empresa fora de SP.

CFOP da nota fiscal 6101

O valor total dos produtos é R$ 1.000,00

O valor do icms é R$ 120,00 icms de 12%

O valor total da nota fiscal é R$ 1.120,00

Gostaria de saber sobre qual o valor e feito a DARE - ICMS - Diferencial de alíquota - Simples Nacional (06301)

Sobre o valor total da nota fiscal ou sobre o valor do produto que é a base de calculo do icms.

Desde já agradeço a atenção de todos.






Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 31 janeiro 2023 | 09:57

Bom Dia,

Uma dúvida: vc está somando o ICMS para compor o total da nota? Se sim, está incorreto, na verdade soma-se o IPI no qual vc não mencionou.

Se vc comprou de uma empresa, o DIFAL é na apuração mensal, através de uma conta bem simples:
valor do ICMS destino - valor ICMS origem , ou seja, 18-12 (considerando SUL e SUDESTE) = 6% de DIFAL.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 31 janeiro 2023 | 10:18

Lembre-se tambem de verificar se o produto não é ST no estado de destino vide que no de origem não é, e se também no caso o produto dentro do estado de SP é 18% ou se tem algum tipo de beneficio de redução de aliquota.

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 31 janeiro 2023 | 13:36

Telma Carreira Frate,

Essa é a minha dúvida.
Então é só o valor total do produto MAIS O VALOR DO IPI no meu caso ipi de 15%.
 Ou seja num produto de R$ 1.000,00 e IPI de R$150,00

Mercadoria com diferença de 6%.

A base para o calculo será de R$ 1.150,00

Valor da DARE R$: 69,00


Está correto meu entendimento?

Desde já meu muito obrigado 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.