x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 69

Preocupado com o limite de faturamento do MEI

gustavo ferreira

Gustavo Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 1 ano Sexta-Feira | 3 fevereiro 2023 | 17:21

Boa tarde, tudo bem?

Tenho um MEI aberto desde agosto de 2021.

Este ano de 2023, faturei 65 mil em janeiro, e mais 7 mil em fevereiro. Sei que o limite anual do MEI é de 81 mil por mês, então pretendo mudar para simples nacional agora mesmo.

Acontece que ao perguntar uma empresa contábil que vi na internet, disseram pra mim o seguinte:

Se desenquadrar agora em Fevereiro, o limite não será mais anual pois você não faturou os 74mil em 12 meses, mas em 2 meses.  Dessa forma, terá que considerar o limite proporcional, parecido como se tivesse aberto no MEI no decorrer do ano. É por isso que terá imposto retroativo a pagar desenquadrando agora.

Isso está correto? Achei muito estranho... Se o limite é anual, eu ainda estou no ano calendário de 2023, poxa.

Poderiam me ajudar?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 6 fevereiro 2023 | 11:35

Bom Dia,

Em 2023 vc faturou 72k e o limite anual é 81k.

Espere ultrapassar os 81K e mais 20% que dá 16,20k e aí sim solicite o desenquadramento, a RFB vai te conduzir em qual data vc deverá recolher o imposto retroativo.

Para finalizar o processo, é preciso quitar os débitos existentes, gerando o DAS-MEI e enviando a Declaração Anual do Simples Nacional Situação Especial (extinção).

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.