x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 110

Tributação Associação Sem fins lucrativos

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 1 ano Terça-Feira | 7 fevereiro 2023 | 11:10

No caso uma associação que por questões burocráticas aqui no Estado de São Paulo não conseguimos "ainda" os certificados nem Municipal, nem Estadual e muito menos a Federal para a isenção dos tributos.
Estou falando de uma associação que recebe cestas básicas ( alimentos ) e mais alguns valores de doações em dinheiro depositado diretamente na conta bancaria da associação.

Ano passado de 2022 não recolhemos nenhum valor quanto a tributo de qualquer espécie e obtivemos uma receita bruta anual de 12.000,00 ( moeda corrente) demais doações recebidas foram todas em alimentos. Na esperança que os certificados sairiam ano passado , mas não conseguimos, por esse motivo não recolhemos nenhum tipo de tributo.

Essa associação tem em seu cadastro famílias carentes pra quem é revertido toda e qualquer doação.

Não tem folhas de pagamentos pois todos os envolvidos para a logística da entrega das cestas básicas para essas famílias são voluntários.

Minha pergunta é: a exemplo desse mes de janeiro/2023 a associação recebeu de doações exatos 930,00 em dinheiro (conta corrente) e mais cestas básicas (alimentos não perecíveis).

Com receio de não ter ainda esses certificados pra fazer jus as isenções tributarias, como devo proceder quanto aos tributos?

Poderiam por gentileza me ajudar nessa questão?
Desde já agradeço a atenção de todos os colegas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.