x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 148

Declaração de Imposto de renda MEI

Miguel

Miguel

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 20 fevereiro 2023 | 20:30

Não achei nada no Fórum parecido com minha situação, por isso estou abrindo um novo tópico.
Abri um MEI em fevereiro do ano passado (2022), o MEI deveria ser MEI Caminhoneiro, porem ficou como MEI comum (Não tinha opção de MEI caminhoneiro no momento do cadastro). Só fui perceber o problema em Outubro (2022) onde realizei a baixa do MEI que não era mais MEI e sim ME, afinal estava seguindo o limite do MEI Caminhoneiro de R$20.966,00/mês. 
Meu problema é o seguinte, não consigo fazer a declaração anual do MEI porque o sistema informa que o limite de faturamento é acima do permitido no SIMEI, não consigo fazer nada pelo SIMPLES afinal não optei pelo mesmo. Como o MEI foi baixado não consigo mudar para o SIMPLES. E sei que devo declarar o que recebi afinal não quero cair na malha fina é pagar mais do que já devo. Já em fevereiro ultrapassei o limite do MEI, estava registrado como Caminhoneiro Interestadual e municipal.
Alguém sabe como devo proceder? Declaro o que recebi no imposto de renda? Gero guias complementares do tempo que fiquei como ME? Devo ir em algum órgão do governo para me informar melhor?

Desde já agradeço a todos!

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Terça-Feira | 21 fevereiro 2023 | 13:13

Boa tarde, Miguel!

Cara, uma vez desenquadrado o MEI, você passa a ser uma ME optante pelo simples nacional.

No seu caso, o que deve ser feito é entregar os PGDAS com base no seu faturamento e recolher os impostos, isto, levando em consideração que você extrapolou o limite em mais de 20% do MEI normal (que seria 81.000,00). 

Você passou a ser uma empresa normal, assim, tem todas as obrigações de uma, inclusive a entrega das obrigações acessórias como DCTFWEB, recolhimento do INSS, do simples, dentre outros. 

Procure um contador de sua confiança para te orientar e te ajudar a resolver o problema. 



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.