x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 185

DIRPF - Dependente

MONICK JESSIKA RIBEIRO DE JESUS

Monick Jessika Ribeiro de Jesus

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 1 março 2023 | 10:28

Bom dia!

Foi informado erroneamente na DIRF e nos registros da empresa em que trabalho, que meu marido era meu dependente,
portanto o IR mensal descontado do meu salário, foi abaixo do que deveria ter sido, visto que descontou o dependente da base de cálculo mensal.

Agora na declaração, não vou colocar ele como dependente, pois se colocar vou ficar com um valor altíssimo de imposto a pagar, entendo que ao não informar um dependente na DIRPF, minha restituição será menor do que seria, pois teoricamente vão abater o que deixei de pagar mensalmente. Meu raciocínio está correto? Ou cairei na malha fina porque é obrigatório eu informar o dependente já que o mesmo foi informado em DIRF?

Obrigada!

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Quarta-Feira | 8 março 2023 | 17:49

Boa tarde! 

Seu raciocínio está correto. Só vai diminuir a sua restituição, a depender do caso, pode dar imposto a pagar.

Mas cair na malha só por este fato, é bastante improvável. 

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 9 março 2023 | 08:58

Bom dia, não tem nenhum problema, já que a DIRPF é uma declaração de "ajuste" anual, simplesmente não lance o seu marido, já que ele não esteve na condição de seu dependente em 2022.
Agora, o ideal é você solicitar que o DP da empresa o exclua do seu cadastro de dependentes para que não seja mais deduzido da base de cálculo mensal do IRRF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.