x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 104

Regra para pagamento de impostos - Representação Comercial

Altevo Carlos de Sá Volotão

Altevo Carlos de Sá Volotão

Iniciante DIVISÃO 1, Representante Comercial
há 1 ano Sexta-Feira | 3 março 2023 | 15:46

Prezados, 

estou quebrando a cabeça para entender a forma correta de fazer a tributação de minha empresa de Representação Comercial. Ela ainda não está aberta, pois estou justamente querendo entender como deverá ser feita a correta tributação.

O exemplo pode ser o seguinte:

Preço de Venda do produto: R$ 10.000

Na visão da FÁBRICA (Simples | Alíquota 10%):
Emissão da NF de Venda
Faturamento: 10.000
Imposto PJ: -1.000
Comissão: -3.000
Demais: -6.000

Na minha visão como PJ de Representação Comercial (Simples | Alíquota 10%):
Emissão de NF de Serviço
Faturamento: 3.000
Imposto PJ: -300
Pró-Labore: -1.000
Demais: -1.700

Na minha visão como PF (Alíquota 20%):
Rendimento Tributável: 1.000
Imposto PF: -200
Líquido: 800

É isso mesmo? Fiz o planejamento correto? Tem alguma forma de reduzir essa cadeia de impostos pagos? Nesse exemplo eu sou PJ e PF, e pagaria pela mesma venda 300 como PJ e 200 como PF, somando 500 em impostos para uma comissão de 3.000. Isso está correto?

Se ao invés abrir uma representação comercial, eu abrisse uma revendedora, por exemplo, seria mais eficiente tributariamente falando? 

Obrigado!

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Quarta-Feira | 8 março 2023 | 17:47

Boa tarde! 

Essas alíquotas de 10% o senhor tirou de onde? 

Simples nacional comércio a primeira faixa de alíquota é de 4,5%.  
Representação comercial (dependendo do FATOR R ) começa entre 6 ou 15,5%
Como pessoa física, só de INSS 20% sobre o faturamento, até o teto do INSS. 

Te aconselho a procurar um contabilista de sua confiança e explicar pra ele exatamente o que o senhor pretende fazer para que ele possa te mostrar a melhor saída. 

Se o senhor quiser posso fazer essa simulação, mas preciso que o senhor me informe qual a sua média de faturamento por mês e qual atividade pretende exercer. Se for variar entre comércio e serviço a proporção de cada uma em relação ao faturamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.