x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 33

Dúvidas sobre IRPF, Carnê leão e divisão de contas do mês

Tiago Antonio

Tiago Antonio

Iniciante DIVISÃO 1, Designer
há 1 ano Segunda-Feira | 6 março 2023 | 17:00

Olá amigos, tenho algumas dúvidas relacionadas a IRPF para uma situação hipotética, vamos ao caso:

• Moram juntos um pai e um filho, ambos trabalham (o pai é autônomo, trabalhava para um PF, e o filho é MEI atua Home office na própria residência que mora);

• Geralmente eles dividem o aluguel da casa meio a meio;

• O pai envia sempre sua parte do aluguel via PIX para o filho, e o filho encaminha a parte do pai e a sua parte para o dono do imóvel.

• Ao perceber que faturaram mais de 28.000 cada um, ambos precisam declarar o IRPF;

• O pai, por ser autônomo que presta serviço a PF, nunca tinha ouvido falar do Carnê leão, e para preencher todos os dados que precisam para o seu IR, ficou com  algumas duvidas:

- "Nunca fiz o carnê leão antes, devo lançar tudo que foi recebido  e os gastos de 2021/2022 no sistema do carnê leão e pagar a DARF? ou devo já lançar esses recebimentos e despesas direto pelo sistema do IR?

- "Se eu sempre envio primeiramente a metade do valor do aluguel para o meu filho, como informo esse gasto com aluguel no carnê leão?

- "Como eu informo no IR, na seção Pagamentos, o valor que pago de aluguel ao "Fulano" (dono do imóvel)  se antes eu sempre passo o valor para o meu filho? será que terá algum conflito de informações com o Carnê Leão?

• Assim como o pai, o filho também tem algumas dúvidas:

- "No IR, na seção recebimentos de PF, como posso informar essa grana que meu pai sempre me envia para ajudar no aluguel?" 

- "Aonde moramos, não é contrato com imobiliária, é direto com o dono, isso muda alguma coisa na hora de informar o aluguel pago? tenho o cpf do dono para informar esses pagamentos a ele no IR, isso já basta?

 - "No IR, na seção pagamentos, eu devo informar o aluguel pago? fiquei na dúvida pois na apuração da parcela isenta + despesas dedutíveis do MEI, eu já inclui a soma dos alugueis.. mesmo assim devo incluir tbm os pagamentos de aluguel na seção pagamentos?" 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.