x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 3.287

Recebo aluguel de R$ 1.500,00 porém tenho outro tipo de renda, devo fazer o carnê leão todo mês?

Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3, Analista Informática
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 14:00

Boa tarde pessoal,
Recebo um aluguel de R$ 1.500,00 porém tenho meu emprego CLT, em 2022 não paguei o carnê leão, pois li que só é obrigatório para quem recebe mais de R$ 1.903,98.
Agora no IRPF 2023 tenho que pagar quase 3k de imposto, alguém sabe me dizer se está correto isso?
Digo, que eu tenho que pagar imposto eu entendo, porém parece que existem juros e multas nesse valor.
Obrigado desde já!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 14:23

Marcos

Não terão juros, , na hora de preencher a declaração deve mencionar os 2 rendimentos ( cada um em  sua ficha)

o seu salário   ( e retenções de IR caso tenha ) e o Aluguel será somados -> a  gerará o valor do darf  a ser pago

o que pode ser feito para que a "mordida"  não fique "grande" , e r NAO  RECOLHER como carnês leão  ( já que o aluguel não atinge o limite )  , é somar todo mÊs os seus rendimentos e calcular o que seria devido de IR,  e recolher no código de receita 0246 ( imposto complementar ) e depois abate no Ir   (ficha  imposto pago/retido )

Márlus

Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3, Analista Informática
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 14:41

Márlus, obrigado pela resposta, mas não ficou muito claro pra mim.
Como assim não recolher como carnê leão? Pode dar mais detalhes, sou um pouco leito nessa parte.
O que eu fiz foi o seguinte:
Lá no IRPF 2023 -> Rend. Trib. Recebidos de PF/Exterior -> Outras Informações -> Coluna Alugueis.
Eu fui inserindo o valor líquido de cada mês, que ficou em 1.410,00 cada mês.
Cada mês que eu inseri foi aumentando o imposto a pegar, e chegou em 2.866,53, isso pq antes de eu inserir os alugueis, eu tinha um pouco mais de 300 a receber.
Por isso eu estou achando que tem juros e multa.

Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3, Analista Informática
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 17:21

Boa tarde Cleyton,
Eu sei fazer meu IRPF, faço todo ano, mas esse ano tive que declarar aluguel recebido e me surgiu essa dúvida.
No site da receita diz que aluguel recebido de PF até R$ 1.903,98 não tem imposto, mas não diz se ao juntar outros tipo de ganho tem que somar e pagar o imposto.
Eu acredito que sim, mas queria saber se eu fizer o carnê leão mensalmente, o imposto será menor, pois pelo valor que ficou pra mim, acredito que estão cobrando juros e até multa.
Abs!

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 1 ano Sábado | 11 março 2023 | 09:56

Marcos Honorato,
O total do imposto devido  é o mesmo independente se você pagou o Carnê-Leão ou não. O saldo do imposto a pagar é o valor total devido menos o imposto retido antecipadamente (IR retido na fonte ou Darf Carnê-Leão).
Geralmente quem tem 2 fontes de rendas há um saldo a pagar maior em 31/05/2023—não que esteja pagando a mais e sim que reteve menos antecipadamente.
 Para consultar seu imposto devido real acesse na declaração: a ficha Resumo da Declaração-> Calculo do Imposto-> Total do imposto devido. Você deve este valor abatido dos impostos retidos antecipadamente.

Cleyton Martins

Cleyton Martins

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 08:56

Marcos
entendi o que vc disse a respeito de parecer que pagou mais, mas como o amigo valter arruda falou o valor é o mesmo, o que acontece é que pelo carne leão vc acaba pagando em 12 parcelas, pois recolhe todo mes, e na declaração vc tem que pagar a vista ou parcelado em até 8X ai sim tem juros, por estar pagando depois de 30/04

Duvidas? entre em contato, fique a vontade 17 99742-2508
Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3, Analista Informática
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 11:46

Pessoal, obrigado pelas respostas!
Realmente não estão cobrando juros nem multa.
O que acontece é que ao juntar o aluguel com meu salário, muda minha alíquota de IR, então além de eu pagar o imposto sobre o aluguel, ainda tem a diferença do valor total, salário + aluguel.
Mais uma vez obrigado aos que responderam.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.